Mãe de trigêmeos vai à Justiça e amplia licença-maternidade para 9 meses

O jurista argumentou que a legislação brasileira é omissa e não contempla casos especiais.


Kerley deu a luz a trigêmeos e recorreu à Justiça por precisar de mais tempo para cuidar dos três filhos recém-nascidos.
O tempo da licença-maternidade para servidores municipais de Patos de Minas é de seis meses, mas uma funcionária da Câmara Municipal conseguiu ampliar esse prazo para nove meses. Ela deu a luz a trigêmeos e recorreu à Justiça por precisar de mais tempo para cuidar dos três filhos recém-nascidos.

A ação foi proposta pelo advogado Luiz Henrique Varella. O jurista argumentou que a legislação brasileira é omissa e não contempla casos especiais como o da servidora Kerley Cristina. A Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT – não prevê a concessão de prazos diferenciados para partos múltiplos.


Luiz Henrique Varella - Advogado

“A própria Constituição estabelece que os desiguais devem ser tratados de forma desigual”, esclarece o advogado. No caso desta servidora, o parto ocorreu no mês de dezembro e ela já deveria ter voltado ao trabalho. Com a decisão judicial favorável, Kerley terá mais três meses para cuidar dos trigêmeos.

A servidora explica que a vitória na Justiça foi fundamental. Ela esclarece que os trigêmeos, dois meninos e uma menina, nasceram prematuros e que um deles precisa de cuidados especiais, sendo necessário fazer tratamento na cidade Baurú, o que demanda muito tempo. A ampliação da licença-maternidade, segundo ela, vai influenciar positivamente no desenvolvimento das crianças.

Para o advogado Luiz Henrique Varella, a decisão, aparentemente inédita, pode abrir precedente para outros casos especiais, que necessitem de uma ampliação no tempo da licença-maternidade. O advogado diz esperar ainda que os deputados façam alterações na lei para atender gestações múltiplas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais