Infestação do mosquito da Dengue dobra em Patos de Minas (2,2%) e preocupa autoridades

O índice de infestação de 2,2% representa risco médio.

Os visitadores sanitários percorreram mais de 3.100 imóveis.

O índice de infestação do aedes aegypti mais que dobrou em Patos de Minas do início do ano para cá, segundo levantamento apresentado nesta segunda-feira (09) pelo Programa Municipal de Combate a Dengue. O LIRAa, que havia registrado índice de infestação de 1% em Janeiro, chegou a 2,2% de infestação no estudo realizado nos dias 4,5 e 6 de março.

Os visitadores sanitários percorreram mais de 3.100 imóveis nos quatro cantos da cidade, sendo coletadas 68 amostras positivas para Aedes aegypti e 27 amostras positivas para Aedes Albopictus. O índice de infestação de 2,2% representa risco médio, mas acende um alerta para o Programa Municipal de Combate à Dengue que deverá intensificar as ações na cidade.

Os bairros Brasil, Brasília, Cristo Redentor, Distrito Industrial III, Lagoa Grande, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José Operário e Cônego Getúlio apresentaram maior índice de infestação. Larvas do mosquito Aedes Aegypti foram encontrados principalmente em pratinhos de vasos de plantas e em latas e tambores usados para armazenar água.

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Sueli Maria de Souza Santos, o ato de armazenar água das chuvas é louvável, mas esta iniciativa deve ser acompanhada de alguns cuidados. Cobrir latas e tambores com pano ou tela é indispensável para que eles não se transformem em criadouros do mosquito da dengue.

O último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que Patos de Minas já registrou em 2015, 100 casos suspeitos de Dengue, sendo 18 casos confirmados, 16 descartados e 66 aguardando resultado. O Programa Municipal de Combate à Dengue está fazendo um trabalho de conscientização da população, com distribuição de material educativo em toda a cidade.

O próximo alvo do Programa serão os borracheiros e os profissionais da construção civil. O objetivo é evitar o descarte de pneus e de matérias de construção em terrenos baldios, como tem sido registrado na cidade.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais