Índice de Infestação do Mosquito da Dengue fica em 1% e põe município em alerta

O estudo foi realizado entre os dias 13 e 15 de Janeiro em todas as regiões da cidade e apresentou um índice de 1% de infestação predial.

O estudo foi realizado entre os dias 13 e 15 de Janeiro em todas as regiões da cidade.

O Programa Municipal de Combate à Dengue divulgou na manhã desta sexta-feira (16) o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti – LIRAa. O estudo foi realizado entre os dias 13 e 15 de Janeiro em todas as regiões da cidade e apresentou um índice de 1% de infestação predial.

O LIRAa, como o estudo é chamado, é realizado periodicamente em todos os municípios brasileiros para identificar o percentual de infestação do mosquito aedes aegypti. A partir dos resultados obtidos no levantamento, os municípios montam estratégias de trabalho para combater o transmissor da dengue.

Em Patos de Minas, o levantamento mostrou um índice de infestação de 1%, o que segundo o Programa Municipal de Combate a Dengue, significa risco médio. Mas o sinal de alerta foi aceso. “O ano está apenas começando e com poucas chuvas, mesmo assim, já foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti”, afirma a coordenação do programa.

Os bairros Jardim Andradas, Gramado, Vila Rosa, Novo Horizonte, Vila Garcia, São José Operário, Brasília, Nossa Senhora Aparecida, Padre Eustáquio, Caramuru, Alvorada, Coração Eucarístico, Alto Colina, Nova Floresta e Jardim Esperança chamaram a atenção. O maior número de amostras positivas foram encontradas nesses locais.

O Programa de Combate à Dengue chama a atenção para o risco de uma nova epidemia da doença na cidade. A recomendação é para que as pessoas eliminem todos os criadouros do mosquito e fiquem atentos aos vasos de planta, calhas, caixas d’água e bebedouros de animais.

“A equipe de combate à dengue está disponível para ajudar no que for necessário e disponibiliza os números 0800 940 4011 e 3822-9755 para que toda a população ligue e denuncie qualquer tipo de irregularidade a respeito de possíveis focos para proliferação do Aedes aegypti”, conclui a coordenação do programa.

​Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Criminosos fazem diversas vítimas com golpe da falsa taxa de encomenda na alfândega; entenda

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais