Grupo de combate a estupros cobra limpeza da cidade e melhoria da iluminação pública
Os participantes do encontro aproveitaram a presença do secretário municipal de infraestrutura, Carlos Naimeg, para cobrar a poda do mato.
O grupo de trabalho criado na Câmara Municipal de Patos de Minas para ajudar a conter a onda de violência sexual contra mulheres voltou a se reunir na tarde dessa segunda-feira (30). Os participantes do encontro aproveitaram a presença do secretário municipal de infraestrutura, Carlos Naimeg, para cobrar a poda do mato que toma conta da cidade e melhoria na iluminação pública.
A maioria dos casos de estupros e tentativas de estupros registrados em Patos de Minas nos últimos meses ocorreu em locais com pouco iluminação e em imóveis cobertos pelo mato. Carlos Naimeg reconheceu que a cidade precisa de melhores cuidados. Ele adiantou, no entanto, que a Prefeitura já está trabalhando para melhorar nesses dois pontos.
Carlos pediu a ajuda da população para identificar lugares mal iluminados. Ele disse que lâmpadas antigas e com pouca eficiência estão sendo substituídas. Árvores maiores que prejudicam a iluminação também serão podadas. Com relação ao mato, o secretário informou que a Prefeitura está trabalhando na limpeza de canteiros centrais, praças públicas e dos imóveis que pertencem ao município. Com relação aos terrenos particulares, ele disse que os proprietários estão sendo notificados e multados.
O grupo de trabalho também decidiu criar uma cartilha que será produzida para conscientizar a população. O material vai conter informações para combater todo tipo de abuso e exploração sexual. De acordo com a vereadora Edmê Avelar, a Câmara Municipal poderá patrocinar o material.
Atualmente o Centro Estadual de Atendimento Especializado - o antigo Viva Vida - presta assistência a 21 vítimas de estupros e violência. A coordenação do serviço acredita, no entanto, que esse número pode ser maior, já que muitos casos permanecem no anonimato.
Autor: Maurício Rocha