Fiscais do CRECI de BH vêm a Patos de Minas para fiscalizar exercício ilegal da profissão

O exercício ilegal configura uma contravenção penal.


Dez fiscais da 4ª Região do CRECI/MG estão na região para o trabalho de fiscalização.
Fiscais do CRECI de Belo Horizonte vieram a Patos de Minas nesta semana para fiscalizar os corretores de imóveis da cidade. Um trabalho de inteligência já foi realizado e dezenas de pessoas já foram identificadas trabalhando de forma irregular. As informações serão repassadas ao Ministério Público para punir os infratores.

Dez fiscais da 4ª Região do CRECI/MG estão na região para o trabalho de fiscalização. Em Patos de Minas, foram identificadas cerca de 80 pessoas que deverão ser autuadas e responderão a um processo criminal. Isso porque a profissão de corretor é regulamentada e não pode ser exercida por qualquer pessoa. O exercício ilegal configura uma contravenção penal.

O Delegado Municipal do CRECI, Marcelo Vilela, explicou que desde outubro do ano passado os fiscais vêm realizando um trabalho de investigação para identificar os contraventores. Com a chegada dos fiscais de Belo Horizonte, o trabalho será para lavrar os autos e encaminhá-los ao Ministério Público para as demais providências.

O diretor de fiscalização e membro da comissão de julgamento, Tarcísio Naves, e os fiscais Duílhio Campos, Geraldino Diogo e Lília Machado explicaram a importância da fiscalização para impedir que pessoas mal intencionadas deem prejuízos às pessoas. “Já aconteceram até furtos de pessoas se passando por corretores”, ressaltaram.

Eles orientaram a população a sempre que precisarem de um corretor para solicitarem a identificação emitida pelo CRECI. “Com isso, além de a pessoa saber que está sendo atendida por um profissional devidamente regularizado e com capacidade técnica para a avaliação de mercado do imóvel, ela terá o respaldo de um órgão público que é o CRECI”, afirmou.

Os fiscais permanecerão na cidade até o fim de semana, mas o trabalho de fiscalização vai continuar com vigílias diárias. Eles devem vir à cidade de dois em dois meses. O profissional para ser considerado corretor deve ter o 2º grau completo, passar pelo curso regular de Técnico em Transação Imobiliária e ainda estar devidamente inscrito no CRECI.

“Somente este profissional tem competência para intermediar a compra e venda de um imóvel, emitindo um parecer sobre o valor de mercado”, explicou. Os fiscais também informaram que os profissionais devidamente regularizados que estiverem facilitando a corretagem também serão penalizados e podem até perder a inscrição. Em Patos de Minas, há cerca de 380 pessoas cadastradas como corretores.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais