Festa de São Sebastião em Monjolinho de Minas reúne milhares de pessoas

A festa é uma tradição na comunidade e atrai todos os anos milhares de pessoas de toda a região.


Inúmeros carros de boi também participaram da festa que ainda teve vários shows de artistas regionais. (Foto: Cláudio Faria)
A festa é uma tradição na comunidade e atrai todos os anos milhares de pessoas de toda a região. Dezenas de cavaleiros e amazonas saem de vários lugares da região e vão em cavalgada se divertir no povoado. Inúmeros carros de boi também participaram da festa que ainda teve vários shows de artistas regionais.

A Festa de São Sebastião acontece todos os anos na comunidade de Monjolinho de Minas, distrito de Lagoa Formosa. Este ano, o evento começou no dia 13 e só terminou nesse domingo (22). Cavalos de todos os tipos puderam ser vistos na estrada que dá acesso à comunidade. A viagem dos cavaleiros e amazonas foi a maior festa.

Mas o que mais chamou a atenção foram os carros de boi. Mais de cem participaram de uma carreata até a festa. Aqueles que foram pela primeira vez à maior festa da comunidade ficaram vislumbrados com a cantiga dos carros. E as atrações não pararam por aí. Foram nove shows sertanejos que alegraram o grande público. Apesar da falta de energia nesse fim de semana, os participantes se divertiram.

A tradicional festa louva São Sebastião que foi um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.

Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido.

Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.

Autor: Farley Rocha

Fonte: Wikipédia

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais