É de fazer dó: milhares de peixes agonizam e morrem nas águas do Rio Paranaíba

Cerca de 10 mil peixes de couro morreram.

As margens desta curva do rio ficaram cobertas pelos peixes mortos.

O Rio Paranaíba registrou mais uma mortandade de peixes. Nesta sexta-feira (23), milhares de mandis foram vistos mortos em um poço existente nos fundos do Bairro Várzea. Inúmeros peixes agonizavam para a morte, enquanto outros milhares já estavam sem vida.

De acordo com o ambientalista, Wilson José da Silva, apenas nesta área do Rio Paranaíba, cerca de 10 mil peixes de couro como mandi morreram. Pescadores que foram até o local para pescar lamentaram a mortandade. “Olha a quantidade de peixes”, exclamou um deles.

O pior é que não foi só hoje. Wilson informou que, nessa quinta-feira (22), inúmeros peixes de escama, como Curimatá e piau, também morreram no rio. As margens desta curva do rio ficaram cobertas pelos peixes mortos.

E problema que é comum no Rio Paranaíba não é nada fácil de se resolver. Segundo Wilson, o problema é causado pelo esgoto que cai no rio, pela redução do nível da água e também pelos agrotóxicos lançados nas lavouras e que acabam levados para o rio pelas primeiras chuvas.

Com relação à questão de inversão térmica, ele falou com certeza que não se trata desse fenômeno. “O problema maior é com os agrotóxicos. Se algum dia houver defensivos menos agressivos aos peixes, o fenômeno poderá parar de acontecer”, afirmou.

Praticamente todos os anos a mortandade de peixes é registrada no Rio Paranaíba. O ambientalista informou que não fará análise para saber o motivo da mortandade porque o ela é feita em BH e o resultado sai apenas em 8 meses o que não será mais útil.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Por suspeita de traição, homem agride e ameaça mulher com faca na mão

Veja mais

Polícia Militar prende as mulheres que seriam fornecedoras de drogas no Galpão do Produtor

Veja mais

Capotamento após batida em carreta deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR 352

Veja mais

Polícia procura criminosos que invadiram residência e furtaram barco na comunidade do Leal

Veja mais

Criminosos estão entregando presentes para idosos para aplicar golpes em Patos de Minas; entenda

Veja mais

Decisão judicial encaminha destino do Edifício Panorâmico; prédio está inacabado há 30 anos

Veja mais