DNIT inicia a instalação de radares na avenida J.K e na BR 354 para reduzir acidentes

Na avenida J.K, próximo à concessionária de veículos da FIAT, serão instalados radares fixos nas três pistas.


Na JK a pavimentação foi cortada para a passagem dos cabos e os postes que vão receber os equipamentos do tipo pardais instalados.
Se os motoristas que trafegam pela avenida J.K e pela BR 354 não respeitam os limites de velocidade pelo próprio bem, vão ter que tirar o pé do acelerador para não sofrer as consequências no bolso. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT – iniciou a instalação de lombadas eletrônicas e radares no trecho entre Patos de Minas e Santa Rosa da Serra.

Na avenida J.K, próximo à concessionária de veículos da FIAT, serão instalados radares fixos nas três pistas. O trabalho de instalação já começou. A pavimentação foi cortada para a passagem dos cabos e os postes que vão receber os equipamentos do tipo pardais foram afixados em seus lugares.

A velocidade em que os motoristas estão trafegando pela avenida J.K é de impressionar. Mesmo após a instalação de quebra-molas o risco de acidentes em determinados pontos preocupa. Com a instalação dos radares, o limite de velocidade será de 60km/h. Outros oito radares serão instalados ao longo da BR 354.

Um radar fixo será instalado próximo a Ponte do Córrego Mata Burro. O local tem alto índice de acidentes com vítimas fatais. No KM 246,5, próximo à Pamonharia em Lagoa Formosa, será instalada uma lombada eletrônica. No KM 253,9, após a ponte do Córrego Fundo, será instalado um radar fixo, tipo pardal.

O DNIT também vai instalar uma lombada eletrônica no KM 262,2 - localidade de Pindura Saia, uma lombada eletrônica no KM 293,8 – Posto Recreio em Carmo do Paranaíba, uma lombada eletrônica no KM 298,6 – no distrito de Chaves em Rio Paranaíba, um radar fixo no KM 335,5 – em Guarda dos Ferreiros em São Gotardo e um radar fixo no KM 370,9 – no trevo de Santa Rosa da Serra.

De acordo com o superintendente regional do DNIT em Patos de Minas, Saulo Morais, os locais de instalação dos radares foram definidos a partir de estatísticas de acidentes e riscos de acidentes apresentadas pela Polícia Militar Rodoviária. Segundo ele, havia outros pontos contemplados no projeto, mas que ficaram fora por causa da dificuldade para levar energia elétrica até o local.

A expectativa é de que os equipamentos comecem a funcionar no início do próximo mês. Com a instalação dos radares, o DNIT quer reduzir o número de acidentes e de mortes nas rodovias da região. Os equipamentos limitam a velocidade em 60km/h. De acordo com Saulo Morais, o órgão já aprovou também o projeto de instalação de radares na BR 365. Serão instalados 14 equipamentos ao longo da rodovia.

Um radar será instalado no município de São Gonçalo do Abaeté, dois radares em Varjão de Minas, um radar entre Bonsucesso e a comunidade de Moreiras, outro na comunidade de Moreiras, um em Café Patense, outro radar na Curva da Morte, dois radares no Posto Patão, um na Serrinha, outro radar no Córrego dos Vieiras, um no Trevo de Santana, outro no Trevo de Coromandel e o último no Trevo de Ibiá no município de Patrocínio.

Autor: Maurício Rocha

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