Crime ambiental: Mata do Catingueiro arde em chamas durante fim de semana
A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. Essa foi a terceira queimada registra na mata neste ano.
De acordo com a Soldado Jéssica da Polícia Militar de Meio Ambiente, moradores relataram que viram uma pessoa em uma motocicleta ateando fogo mata. No entanto, não foi possível a identificação. Os bombeiros trabalharam duro para controlar as chamas, mas como fogo estava em várias partes não foi possível extinguir o incêndio.
O Soldado Castro do Corpo de Bombeiros informou que a prioridade foi onde as chamas ameaçavam as casas. Os moradores identificaram cinco focos do incêndio e a fumaça cobriu boa parte dos bairros vizinhos. A população próxima à mata sofreu com a fuligem que teve ainda o tempo seco e a alta temperatura como agravantes.
Segundo o Soldado Castro, a estimativa é de que 80% a 90% da mata tenha sido destruída. Os moradores vêm sofrendo com as queimadas no local. Neste ano, já foram três ocorrências. E não foi só neste ano. Desde 2011 até hoje, foram registradas 11 queimadas na mata. Os moradores suspeitam que a intenção seria acabar com a mata para lotear o local.
As cinzas na área reservada para as árvores já mudaram todo o cenário. Os moradores querem uma providência. O Soldado Castro contou que, por volta das 12h30, desta segunda-feira (23), tiveram que retornar ao local para extinguir mais um foco de incêndio.
As autoridades alertam que, além do dano ambiental, as queimadas podem causar o mal das pessoas, expondo-as ao calor e a problemas respiratórios por causa da fumaça. Pode causar também a destruição de casas, porque o fogo pode invadir as residências.
Autor: Farley Rocha