Comenda Antônio Secundino vai homenagear 13 personalidades na Fenamilho

A solenidade de entrega da Comenda será realizada em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, no dia 08 de junho.


O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, presidiu a 21ª reunião ordinária da comenda.
Conselho Diretor da Comenda Antônio Secundino de São José se reuniu nessa terça-feira (03) na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) para definir os homenageados de 2012. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, presidiu a 21ª reunião ordinária da comenda que acontece anualmente durante a Fenamilho.

O objetivo do encontro foi escolher as personalidades que receberão a honraria neste ano. A solenidade de entrega da Comenda será realizada em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, no dia 08 de junho, durante a programação da Festa Nacional do Milho – Fenamilho.

A Comenda Antônio Secundino de São José foi criada em 1991. Ela é outorgada pelo Governo do Estado, anualmente, a personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços pelo desenvolvimento da agropecuária e pela preservação do meio ambiente. Segundo o secretário Elmiro Nascimento, que foi eleito presidente do Conselho Diretor da comenda, a homenagem vai além de perpetuar a memória de Antônio Secundino, pois destaca e valoriza aqueles que trabalham em prol do dinamismo do setor. “Prova disso é a repercussão que a honraria vem ganhando ao longo dos anos em nosso Estado e também em todo o país”, acrescentou o secretário.

Na edição deste ano, treze personalidades serão agraciadas: o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães Chaves; o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, professor Evaldo Ferreira Vilela; a prefeita de Patos de Minas, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi; o diretor-presidente do Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa; o superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais, José Roberto Sardelari; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Izabel Pedrosa de Melo; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), Antônio do Carmo Neves; o jornalista e apresentador João Batista Olivi; o presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato Laguardia; o professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato de Lima Santos; o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Antônio Marciano da Silva; a produtora rural Maria Denise Piva e o empresário e produtor rural Aguinaldo Alves Ribeiro (Aguinaldo das Pamonhas).

Participaram também da reunião os conselheiros Sérgio Hermínio Brommonschenkel, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Renzo Garcia Von Pinho, professor da Ufla; Martinho de Almeida e Silva, professor da UFMG; deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, representando a ALMG; Rodrigo Sant’anna Alvim, representando a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg); Pedro Mário Ribeiro, representando a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg); Cláudio Nasser de Carvalho, representando o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas; Décio Bruxel, representando a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Minas Gerais; Valquir Boaventura de Araújo, representando a Prefeitura de Presidente Olegário; Ilmar Bastos Santos, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); a presidente de honra do conselho e prefeita de Patos de Minas, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, e Marcos Sampaio, representando o cerimonial do Governo.

Antônio Secundino

O inspirador da comenda, Antônio Secundino de São José, nasceu na Fazenda do Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

Últimas Notícias

GPS guia carreta carregada para a Praça Madrid e veículo para na av. Brasil

Veja mais

Operação com guindaste para substituir ar condicionado do Banco do Brasil interdita a principal rua da cidade

Veja mais

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

URT empata com Valério e está a uma vitória do acesso

Veja mais

Motocicleta clonada é apreendida durante operação da Polícia Rodoviária Estadual na BR 352

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais