Com alertas, documentos anteciparam desequilíbrio financeiro de Patos de Minas

Apesar do gasto ter sido menor que a receita, o problema já chamava a atenção porque nos meses seguintes o impacto já era previsível.

Ofícios assinados pelo ex-secretário de Finanças e Orçamento, José Batista Gomes, já alertavam sobre este desequilíbrio.

Documentos que o Patos Hoje teve acesso mostram que a vida financeira do Município de Patos de Minas não anda nada saudável. E não foi por falta de arrecadação. O município chegou a ter um acréscimo de mais de 7% da receita no primeiro quadrimestre. Contudo, os gastos subiram mais de 3 vezes este número.

Os ofícios de junho e agosto, assinados pelo ex-secretário de Finanças e Orçamento, José Batista Gomes, já alertavam sobre este desequilíbrio e orientava o Prefeito Pedro Lucas a tomar medidas saneadoras de maneira emergencial. No entanto, pouca coisa foi feita e o pagamento dos servidores teve que ser atrasado.

Nos primeiros 4 meses do ano, a receita do município aumentou em 7,44% com relação ao mesmo período de 2014, somando um total de R$122.392.000,00. No entanto, as despesas tiveram um acréscimo de 23,68%, totalizando R$88.941.193,00. Este aumento é equivalente a 218,2% a mais que a receita total.

Apesar do gasto ter sido menor que a receita, o problema já chamava a atenção porque nos meses seguintes o impacto já era previsível porque o município, com alto grau de dependência de outras transferências, não teria outras arrecadações. Os ofícios pediram diversas medidas e apontaram caminhos para sanear as contas.

Os documentos pediram corte de 20% dos cargos comissionados, cortes de gastos com celular, corte de 20% de cada secretaria, bloqueio dos telefones fixos e internet e corte nos gastos com contratados e terceirizados. Neste último caso, deveriam ter sido demitidos mais de 300 servidores, para tornar viável a carga horária de 8 horas, o que não foi feito.

Diante disso, o pagamento dos servidores teve que ser atrasado e o décimo terceiro sofre sério risco de não chegar para as compras de fim de ano. A situação do IPREM, que é o instituto de Previdência dos Servidores Municipais, também não está fácil.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Filha é presa em flagrante após ameaçar a própria mãe e danificar residência em Patos de Minas

Veja mais

Homem em surto psicótico se arma com faca e precisa ser contido com uso de Taser pela PM

Veja mais

Morador tem motocicleta furtada após chegar do trabalho e pede ajuda para encontrá-la

Veja mais

Caminhão aquaplana na BR 352, roda na pista e provoca acidente com outro caminhão e caminhonete em Patos de Minas

Veja mais

Polícia Rodoviária Federal faz duas grandes apreensões de drogas quase ao mesmo tempo na BR 365

Veja mais

Bombeiro escala árvore gigante para resgatar gatinho que subiu e não conseguia descer

Veja mais