Codema aprova a construção de dois novos loteamentos em Patos de Minas

O encontro aconteceu mais uma vez no auditório do Ceam Mocambo, com a presença de conselheiros e convidados.

O Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Patos de Minas (Codema), realizou a sua sexta reunião ordinária do ano, com importantes deliberações voltadas à proteção ambiental e à análise de projetos urbanísticos que impactam de alguma forma áreas verdes, parques e unidades de conservação do Município. O encontro aconteceu mais uma vez no auditório do Ceam Mocambo, com a presença de conselheiros e convidados.

Entre os temas debatidos pelos integrantes do Conselho, houve a demanda em garantir a proteção das Áreas de Preservação Permanente (Apps) nas cabeceiras do Córrego do Monjolo. Neste sentido, o conselho aprovou o envio de ofício à Secretaria Municipal de Planejamento Urbanístico, solicitando a demarcação de áreas públicas existentes e a identificação precisa das Apps e das nascentes, contemplando as duas vertentes da bacia do referido córrego.

Durante a reunião, foram analisados dois projetos de parcelamento do solo urbano. O primeiro solicitava a aprovação dos projetos ambientais vinculados a um loteamento e foi aprovado por atender integralmente às diretrizes ambientais estabelecidas. O segundo tratava da emissão de diretrizes ambientais para novo parcelamento urbano e também recebeu parecer favorável dos conselheiros, permitindo a continuidade do processo conforme as normas de proteção ao meio ambiente.

Outro ponto em destaque foi o pedido de autorização para edificação em área verde dentro de um loteamento destinado a um condomínio residencial. Por envolver possível conflito com a função social da área, o processo foi retirado de pauta para reavaliação técnica e jurídica mais detalhada sobre o processo administrativo.

Na pauta ambiental, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) apresentou um pedido para a supressão de vegetação em área de preservação às margens do rio Paranaíba, com o objetivo de viabilizar a construção de mais uma estação elevatória para o bombeamento de águas residuais para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A intervenção foi aprovada pelo Codema por se tratar de obra de utilidade pública e de interesse social. Porém, em contrapartida, a empresa terá que cumprir algumas normas aprovadas pelo Codema, como medidas compensatórias e condicionantes ambientais.

Por fim, foi analisada uma solicitação do Clube Caiçaras para supressão de vegetação com vistas à reconfiguração de seu estacionamento de veículos. O plenário decidiu condicionar qualquer deliberação futura à apresentação formal do projeto arquitetônico e paisagístico pelo Clube, para depois tomar a decisão certa ambientalmente sobre o referido assunto.

Últimas Notícias

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Saúde passa por transformação em Patos de Minas com investimento pesado em novas obras, reformas e ampliações

Veja mais

Motorista morre após caminhão aquaplanar e bater em carreta, na BR354

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais