Cobrança da Taxa de Esgoto completa 5 anos, mas poluição no Rio Paranaíba continua

No início a tarifa representava apenas 40% do valor da água, mas hoje a Taxa de Esgoto equivale a 50% do valor da conta de água.


Milhões de litros de esgoto são despejados no Rio Paranaíba diariamente.
Atualizada às 16h15 desta terça-feira (22)
Se uma das justificativas para a instituição da cobrança da Taxa de Esgoto em Patos de Minas era a despoluição do Rio Paranaíba, os patenses e ambientalistas em geral têm motivos de sobra para sentirem frustrados. Este mês a cobrança pelo serviço de coleta e tratamento do esgoto completa cinco anos e o Rio Paranaíba continua mais poluído do que nunca. Milhões de litros de esgoto são despejados ali diariamente.

O convênio entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas foi assinado em 2008. Em Julho do ano seguinte (2009), a Companhia assumiu o serviço e em agosto os consumidores começaram a receber, incluída na conta de água, a Taxa de Esgoto. No início a tarifa representava apenas 40% do valor da água, mas hoje a Taxa de Esgoto equivale a 50% do valor da conta de água.

No início a Copasa anunciou investimentos vultosos na cidade e a previsão inicial dos diretores da empresa era de que o esgoto começaria a ser tratado em 2011. Os ambientalistas vislumbraram a despoluição dos córregos que cortam a cidade e principalmente do Rio Paranaíba. Os moradores das áreas ribeirinhas comemoraram. Mas cinco anos se passaram e as obras que estavam previstas não se concretizaram.

Em 2012, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve liminar em Ação Civil Pública determinando ao Município de Patos de Minas e à Companhia Mineira de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a implantação do sistema de tratamento de esgoto do Município, mediante licença ambiental, no prazo de 180 dias, sob pena de multa diária de R$ 500,00. A Copasa recorreu, derrubou a liminar e continuou descumprindo os prazos que ela mesma estabeleceu.

No ano passado a direção da Copasa anunciou investimentos da ordem de R$13.734.367,00 para a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto. A declaração do presidente da Companhia também não passou de promessa. As obras necessárias para a coleta e tratamento do esgoto em Patos de Minas continuam paradas. Um relatório de fiscalização feito pela própria Agência Reguladora do Serviço – ARSAE-MG, a pedido do Ministério Público, aponta inúmeras irregularidades cometidas pela empresa.

Mesmo com ações gigantescas na Justiça, com milhares de autores, e aprovação de Projeto de Lei autorizando o município a reassumir o serviço de coleta e tratamento de esgoto nada foi resolvido até agora. Enquanto isso, os consumidores patenses continuam pagando por um serviço que não está sendo prestado em sua totalidade.

A assessoria de comunicação da Copasa enviou a seguinte nota de esclarecimento:

"A Copasa informa que a coleta, transporte e manutenção de redes de esgoto na cidade de Patos de Minas iniciou em julho de 2009. Atualmente, a cidade possui mais de 45 mil ligações de esgoto. A Copasa também informa que as obras para término da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) estão em processo de licitação.

Com relação à cobrança da tarifa de esgoto, a Copasa informa que a tarifa esta de acordo com a resolução da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG). Faz parte dos serviços de manutenção de esgoto: estrutura de empregados, vistoria e instalações de poços de visita, correções de vazamentos, ligações de esgoto, substituição de tubulações danificadas e desentupimentos de redes. A Copasa reforça que o valor da tarifa é o mesmo cobrado em todas as cidades em que presta serviço de coleta de esgoto e manutenção de redes.

A Copasa está à disposição da população 24h, pelo número 115, ou na agência de atendimento que fica na Rua Dona Luíza, 1325, Centro, de 08h às 17h."

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais