Cidade tem superpopulação de pombos e proliferação das aves preocupa

A Associação dos Aposentados já comunicou o risco para a saúde pública e pediu providências para o problema.


São centenas de aves habitando a Praça do Mercado e convivendo diariamente com os frequentadores.
Eles estão por toda a parte, nas praças, prédios públicos e privados e até mesmo nas casas. Os pombos se tornaram uma praga urbana em Patos de Minas e a proliferação desses animais tem sido motivo de preocupação. A Associação dos Aposentados já comunicou o risco para a saúde pública e pediu providências para o problema.
Na praça do Mercado Municipal, os pombos encontraram terreno propício para se alimentarem e para garantirem a perpetuação da espécie. São centenas de aves habitando o lugar e convivendo diariamente com os frequentadores. Os comerciantes chegaram a instalar uma cerca elétrica para tentar conter os pombos, mas a iniciativa não surtiu o efeito desejado.
A infestação de pombos, no entanto, vai além. Na rua Três Marias, na região central da cidade, os moradores de um duplex instalaram redes de nylon para tentar impedir a entrada dos pombos no telhado, o que também não foi suficiente. Os pombos estão presentes em boa parte das praças da cidade e também no Galpão do Produtor.
A preocupação dos patenses com a superpopulação de pombos tem explicação. Os piolhos e os fungos presentes nas fezes desses animais causam alergias que podem levar a cegueira e a infecções no cérebro, dos pulmões e do intestino. A infecção ocorre pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas e também através do piolho dos pombos.
A exterminação das aves não é recomendada e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o controle dos animais depende da participação da comunidade. De acordo com Mariah Figueiredo, diretora de epidemiologia, existem muitas pessoas alimentando os pombos e contribuindo para a proliferação desses animais. Ela recomenda que as pessoas parem de dar comida para estas aves.
Com relação à infestação nas casas, Mariah informou que existe uma espécie de pasta que serve como repelente para estes animais.

Últimas Notícias

Policiais penais encontram 14 buchas de maconha escondidas em rolo de linha, no Presídio Sebastião Satiro

Veja mais

Homem é preso cortando fios da rede elétrica de casa que está para alugar

Veja mais

Municípios da Regional de Patos de Minas aderem 100% a política de drones no combate às arboviroses

Veja mais

Nível do Rio Paranaíba sobe quase 1 metro em 3 dias, mas está dentro do esperado

Veja mais

Por suspeita de traição, homem agride e ameaça mulher com faca na mão

Veja mais

Homem de 54 anos é preso ao ser flagrado tentando jogar bicicleta furtada sobre portão

Veja mais