Cemig investe R$ 26 mi em Patos de Minas e região para evitar cortes no período chuvoso
Além de aumentar a disponibilidade de energia, a Cemig instalou novos equipamentos automatizados e fez a manutenção preventiva.
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – quer reduzir os efeitos provocados pelas chuvas no sistema elétrico. Para melhorar os resultados e reduzir os cortes no fornecimento, a Companhia investiu R$ 26 milhões na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores de Patos de Minas e região. Além de aumentar a disponibilidade de energia, a Cemig instalou novos equipamentos automatizados e fez a manutenção preventiva.
Segundo o gerente de Serviços de Média e Baixa Tensão da Distribuição de Patos de Minas, Adelino Leandro Henriques, o intuito é reduzir o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas durante o período chuvoso.
Obras e manutenção
Em Patos de Minas e região, a Cemig ampliou a potência instalada das subestações Patos de Minas 1, Ibiá 2, São Gotardo 2, Rio Paranaíba e Araxá 1, que permitirá a interligação do sistema de transmissão no eixo que compreende os municípios de Patos de Minas, Rio Paranaíba, São Gotardo, Ibiá e Araxá. Esses investimentos garantem maior confiabilidade e flexibilidade do sistema elétrico para atendimento aos atuais e novos consumidores.
Em Patos de Minas e região foram inspecionadas 100% das redes urbanas, feito limpeza de faixa e podadas 1.614 árvores em conflito com rede urbana e rural.
Em 2015, foram instalados mais 89 religadores telecontrolados no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, alcançando a marca de 792 equipamentos automatizados na região. Os religadores são equipamentos que protegem o sistema elétrico, agilizam o restabelecimento em caso de falta de energia e aumentam a flexibilidade operativa em situações de emergências.
Oito sedes municipais e distritos, entre eles Lagamar e Rio Paranaíba, foram beneficiadas com a implantação da transferência automática do fornecimento de energia para fontes alternativas. Outros cinco locais devem receber o benefício ainda neste ano. Essa alternativa permite atender os clientes dessas localidades por fonte reserva, em caso de perda da fonte principal de abastecimento.
Desempenho do sistema
Nos 27 municípios da região de Patos de Minas, até outubro, a Cemig reduziu em 8% o índice de duração (DEC) e em 47% a frequência (FEC) média de interrupção do serviço prestado em relação ao limite estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel. “O fornecimento de energia prestado em Patos de Minas e região pela Cemig está com menos interrupções e, quando as interrupções acidentais acontecem, os consumidores ficam menos tempo sem energia”, afirma Adelino.
A Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é composta por 73 municípios e mais de um milhão de clientes. Para abastecer todos esses consumidores, a Cemig conta um sistema elétrico robusto. As linhas de distribuição de alta tensão da empresa somam 3,6 mil km de extensão, 71 mil km de redes de distribuição e 54 subestações.