Bebedouro público jorra água por dias enquanto população combate desperdício

A estiagem está deixando o nível do Rio Paranaíba cada dia mais baixo.


O bebedouro está com a torneira danificada.

Moradores estão indignados com uma situação que já dura alguns dias e até o momento não houve reparo. Um bebedouro na Lagoa Grande está desperdiçando água, em um momento crítico. A estiagem está deixando o nível do Rio Paranaíba cada dia mais baixo. A água corria limpinha sem a menor necessidade. A Copasa orienta a população a reduzir o consumo d’água.

Uma pessoa que faz atividades físicas na Lagoa Grande acionou o Patos Hoje nesta terça-feira (30) denunciando a situação. Sérgio Fernandes que faz caminhada diariamente na Lagoa Grande informou que acionou a Copasa na última sexta-feira (26). No entanto, a empresa disse que a responsabilidade era da Prefeitura Municipal.

Sem se dar por satisfeito, ele entrou em contato com a prefeitura e teve a resposta de que um técnico iria até o local para resolver o problema. Porém, nada foi solucionado. Desde o fim de semana, a água vem sendo desperdiçada. Por volta das 14h00 desta terça, fomos até o local, verificando que a torneira do bebedouro está danificada e a água corria para o nada.

Com o calor cada vez mais intenso, as pessoas bebem água no bebedouro e acabam deixando a torneira aberta por não saberem o que fazer. O adolescente Jonatas Oliveira Damasceno, 12 anos, viu a equipe de reportagem do Patos Hoje no local e foi verificar. Após um grande esforço, ele conseguiu improvisar uma forma de parar com o desperdício, nada que impeça o conserto do bebedouro.

A situação chama a atenção porque alguns distritos e cidades da região já estão sentindo a falta d’água. A Copasa enviou uma nota ao Patos Hoje informando que o abastecimento em Patos de Minas está funcionando normalmente, porém pediu a consciência das pessoas para evitar o desperdício. O nível do Rio Paranaíba está mais de 10% inferior ao mesmo período do ano passado.

A Copasa está pedindo a colaboração de todos para enfrentar este período de estiagem. Atitudes simples como lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes; tomar banhos rápidos, suficientes para a higiene corporal; molhar plantas com regador; e, não lavar o passeio com água tratada podem fazer a diferença e evitar que a população fique sem água.

A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal informou que: “De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o bebedouro foi alvo de vandalismo, levando a danificação do mesmo. Sendo assim, o bebedouro precisará de reparo devido a danificação de uma peça. Quanto ao desperdício de água; foi controlado após um funcionário da Prefeitura Municipal conter o vazamento.”

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais