Bebedouro público jorra água por dias enquanto população combate desperdício

A estiagem está deixando o nível do Rio Paranaíba cada dia mais baixo.


O bebedouro está com a torneira danificada.

Moradores estão indignados com uma situação que já dura alguns dias e até o momento não houve reparo. Um bebedouro na Lagoa Grande está desperdiçando água, em um momento crítico. A estiagem está deixando o nível do Rio Paranaíba cada dia mais baixo. A água corria limpinha sem a menor necessidade. A Copasa orienta a população a reduzir o consumo d’água.

Uma pessoa que faz atividades físicas na Lagoa Grande acionou o Patos Hoje nesta terça-feira (30) denunciando a situação. Sérgio Fernandes que faz caminhada diariamente na Lagoa Grande informou que acionou a Copasa na última sexta-feira (26). No entanto, a empresa disse que a responsabilidade era da Prefeitura Municipal.

Sem se dar por satisfeito, ele entrou em contato com a prefeitura e teve a resposta de que um técnico iria até o local para resolver o problema. Porém, nada foi solucionado. Desde o fim de semana, a água vem sendo desperdiçada. Por volta das 14h00 desta terça, fomos até o local, verificando que a torneira do bebedouro está danificada e a água corria para o nada.

Com o calor cada vez mais intenso, as pessoas bebem água no bebedouro e acabam deixando a torneira aberta por não saberem o que fazer. O adolescente Jonatas Oliveira Damasceno, 12 anos, viu a equipe de reportagem do Patos Hoje no local e foi verificar. Após um grande esforço, ele conseguiu improvisar uma forma de parar com o desperdício, nada que impeça o conserto do bebedouro.

A situação chama a atenção porque alguns distritos e cidades da região já estão sentindo a falta d’água. A Copasa enviou uma nota ao Patos Hoje informando que o abastecimento em Patos de Minas está funcionando normalmente, porém pediu a consciência das pessoas para evitar o desperdício. O nível do Rio Paranaíba está mais de 10% inferior ao mesmo período do ano passado.

A Copasa está pedindo a colaboração de todos para enfrentar este período de estiagem. Atitudes simples como lavar o carro com balde de água no lugar da mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes; tomar banhos rápidos, suficientes para a higiene corporal; molhar plantas com regador; e, não lavar o passeio com água tratada podem fazer a diferença e evitar que a população fique sem água.

A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal informou que: “De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o bebedouro foi alvo de vandalismo, levando a danificação do mesmo. Sendo assim, o bebedouro precisará de reparo devido a danificação de uma peça. Quanto ao desperdício de água; foi controlado após um funcionário da Prefeitura Municipal conter o vazamento.”

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Criminosos fazem diversas vítimas com golpe da falsa taxa de encomenda na alfândega; entenda

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais