Autor de homicídio por causa de dívida de R$ 25,00 é condenado a 12 anos e meio
O crime aconteceu no dia 22 de novembro de 2012 na cidade de Lagoa Formosa.
O jovem acusado de matar desafeto por causa de uma dívida de R$ 25,00 na cidade de Lagoa Formosa foi levado a julgamento nessa quarta-feira (25) no Fórum da Comarca de Patos de Minas. Ele negou que essa tenha sido a motivação do crime, mas acabou sendo condenado por homicídio duplamente qualificado.
O crime aconteceu no dia 22 de novembro de 2012 na cidade de Lagoa Formosa. Gilian Alves Veloso, de 21 anos, se armou com um revólver calibre 38 e atirou três vezes contra Guilherme Augusto dos Santos, na época com 22 anos. Os dois eram amigos e o desentendimento começou por causa da dívida. Mas esse não foi o único motivo.
De acordo com o advogado de defesa de Gilian, Sebastião Gontijo, quando seu cliente foi até a casa de Guilherme receber o que era de direito foi recebido com golpes de podão. Na época, o jovem foi socorrido, recebeu atendimento no Hospital Regional, mas voltou mais tarde para acertar as contas com o desafeto.
Após os disparos, Gilian tentou fugir, mas acabou sendo contido pelos policiais que estavam nas imediações e chegaram a ouvir os tiros. Foram eles também que socorreram Guilherme. O jovem recebeu atendimento, foi transferido para Patos de Minas e morreu pouco depois.
Gilian está preso desde então e deverá permanecer por mais um tempo atrás das grades. Os jurados consideraram o jovem culpado. Ele foi condenado por homicídio duplamente qualificado a 13 anos de prisão. Como era menor de 21 anos na época do crime, teve redução de seis meses na pena e deverá cumprir 12 anos e meio de prisão em regime inicialmente fechado.
Autor: Maurício Rocha