Ausência de público marca o Desfile da Independência em Patos de Minas
As comemorações da Independência do Brasil começaram com uma sessão cívica em frente ao Palácio Dona Filomena de Macedo Melo.
Ao som do Hino Nacional, autoridades civis e militares promoveram o hasteamento de bandeiras. Em seguida, estudantes prestaram homenagens à pátria. Os alunos da Escola Municipal Frei Leopoldo narraram os fatos históricos que culminaram com a Independência do Brasil. Um poema também foi declamado. Depois foi a vez dos alunos da Escola Municipal Marluce Martins de Oliveira Scher representar a bandeira nacional, o maior símbolo da nação.
Após a Sessão Cívica, o público se dirigiu para o palanque montado em frente à Praça do Fórum para assistirem ao Desfile Cívico. Primeiro veio o Tiro de Guerra 04-013 com seus 120 atiradores divididos em quatro pelotões. Em seguida, a Polícia Militar mostrou sua Banda de Música e parte da corporação que cuida da segurança da população, além dos projetos sociais que realiza, como o Proerd e o Pontapé Inicial.
Também participaram do Desfile da Independência, o Corpo de Bombeiros, com destaque para o Subten. Fernandes que se despediu da corporação e foi para a reserva. Das escolas públicas, só o Colégio Tiradentes participou do Desfile, que teve ainda o Clube de Motos Naja, Clube de Motos Companheira e o Clube do Fusca.
O Desfile da Independência durou pouco mais de meia hora. As poucas pessoas que foram ao Desfile sentiram a ausência do público. A dona Antônia Borges e a dona Maria Alaíde não perdem um único desfile. Patriotas, elas voltaram para casa com sentimento de dever cumprido em favor da Pátria.
Autor: Maurício Rocha