ASPAA mostra ações em Patos de Minas e rebate críticas de internautas
Nos últimos dias, a Associação passou a ser alvo de críticas nas redes sociais.
A Associação de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas - ASPAA - se desdobra para tentar acabar com os cães abandonados nas ruas da cidade. Mas a entidade é mantida por voluntários e os esforços não têm sido suficientes para resolver o problema. Para piorar a situação, nos últimos dias, a Associação passou a ser alvo de críticas nas redes sociais. Nessa segunda-feira (11), os diretores da ASPAA se reuniram para rebater algumas acusações.
Betânia Nunes de Oliveira, presidente da ASPAA, disse que a entidade trabalha em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses e com o Ministério Público. Ela explicou, por exemplo, que a medicação feita em animais doentes é indicada pela veterinária do município. Betânia possui qualificação para medicar os animais e faz esse trabalho de forma voluntária.
Com relação ao terreno que a Associação possui no bairro Coração Eucarístico, a presidente da ASPAA disse que o imóvel foi comprado com recursos conquistados pela entidade através de ações realizadas pelos voluntários. Os diretores da Associação também apresentaram a prestação de contas dos poucos recursos públicos que recebeu nos últimos anos.
Os diretores da Associação de Proteção Animal e Ambiental apresentaram ainda as ações que estão sendo realizadas em prol dos animais abandonados. Cada um dos membros da entidade cuida de um número expressivo de animais. Dois espaços são mantidos pela Associação para acolher os cães abandonados e os filhotes.
Tem ainda as feiras que são realizadas periodicamente para promover a doação de filhotes e as ações para evitar a transmissão de doenças pelos animais. O caso mais expressivo é o da dona Maria Augusta. Ela vivia praticamente abandonada, em companhia apenas de 17 cães doentes. A ASPAA cuidou do tratamento dos animais e da própria dona de casa. Ela conseguiu a aposentadoria e hoje leva uma vida muito melhor.
O empresário João Batista Nogueira conheceu as ações da ASPAA e acabou se tornando mais um voluntário da entidade. Ele destacou a importância da união de forças em torno da entidade que trabalha para resolver um problema tão grave no município. O vereador Braz Paulo participou da reunião e também prometeu contribuir com as ações da entidade.
Autor: Maurício Rocha