ANAC prorroga prazo para adequação do Aeroporto Regional de Patos de Minas

A Agência Nacional de Aviação Civil exigiu uma série de melhorias no Aeroporto Municipal.


Aeroporto Municipal de Patos de Minas
A Agência Nacional de Aviação Civil prorrogou o prazo para que a Prefeitura de Patos de Minas e o Governo do Estado concluam as adequações no Aeroporto Municipal. A ANAC concedeu mais 60 dias para a realização das obras e aquisição dos equipamentos exigidos por lei. Esse é o prazo limite também para a comercialização de passagens aéreas.

O problema se arrasta desde 2009. A Agência Nacional de Aviação Civil exigiu uma série de melhorias no Aeroporto Municipal para a realização de operações em áreas comerciais. Como algumas exigências não foram cumpridas, esse ano, a ANAC decidiu interromper a realização de voos comerciais. O mesmo aconteceu com os aeroportos de Diamantina e São João Del Rei.

A principal dificuldade era a aquisição de um veículo especial contraincêndio, exigido exclusivamente em aeroportos. O Governo do Estado assumiu a responsabilidade de solucionar o problema e assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com a ANAC, permitindo que os três aeroportos voltassem a operar em escala comercial.

Uma licitação foi aberta para a aquisição dos equipamentos exigidos para os três aeroportos, mas o prazo não foi suficiente. Um novo acordo teve que ser feito com a ANAC prorrogando o prazo para a compra dos equipamentos. A nova data é 25 de novembro e vale também para os aeroportos de São João Del Rei e Diamantina. A venda de passagens aéreas para depois desse dia estão proibidas.

O restabelecimento da comercialização de bilhetes está condicionado ao cumprimento dos requisitos operacionais pelos aeródromos ou à celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que já está sendo providenciado. De acordo com Lucimar Souto, diretora de trânsito do município, o termo vai aumentar o prazo para realização das exigências. O termo vai conceder mais 18 meses, ou seja, 540 dias para que toda a adequação seja feita.

Este período será para, além da compra do caminhão contraincêndio, treinar e capacitar os profissionais do Corpo de Bombeiros que vão trabalhar no aeroporto. Além da implantação completa do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio, o Governo do Estado também promete reformar, melhorar a pavimentação das pistas de pouso e ampliar o Aeroporto de Patos de Minas.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais