Adolescentes infratores do Creas vão participar de projeto de arborização de praças na cidade

O bairro Céu Azul será o primeiro a ser contemplado.

O projeto foi apresentado nessa quinta-feira (15).

Os adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativas no Creas de Patos de Minas vão ganhar uma nova opção para cumprir e para reduzir o tempo da pena. Na tarde dessa quinta-feira (15), eles foram apresentados ao Projeto Arvoreando, que prevê a arborização de praças e espaços públicos de Patos de Minas. O bairro Céu Azul será o primeiro a ser contemplado.

Além do Creas, o Projeto Arvoreando terá a participação do IEF, Ministério Público, Codema, Cima e também do Unipam. As mudas usadas na arborização das praças serão produzidas no Viveiro de Mudas do Instituto Estadual de Floresta pelos adolescentes infratores, com o apoio dos estudantes do Unipam e supervisão do Creas e do Ministério Público.

O promotor da infância e da juventude, Paulo Henrique Delicole, destacou a importância do projeto para toda a cidade e dos benefícios para os adolescentes infratores que, além de contribuírem para uma cidade melhor, poderão reduzir o tempo da pena. Nesse caso, como as punições são alternativas, para cada dia de trabalho, os adolescentes terão redução de três dias na pena.

O promotor do meio ambiente, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, lembrou dos benefícios para a comunidade. Ele afirma que a cidade precisa recuperar as praças que estão destruídas e devolvê-las à sociedade. Já o reitor do Unipam, Milton de Castro Teixeira, destacou o papel da educação para transformar e melhorar a vida das pessoas.

Com o Projeto Arvoreando, os adolescentes vão aprender a preparar sementes, produzir mudas e a cultivar as mais diferentes espécies, conhecendo uma nova profissão. O Viveiro do IEF de Patos de Minas está produzindo este ano 113 mil mudas de eucaliptos e 85 mudas de espécies nativas, mas a capacidade total é de 2 milhões de mudas de eucalipto e de 400 mil mudas de espécies nativas. Se os 78 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Creas aderirem ao projeto, a produção de mudas no IEF poderá aumentar muito.

A primeira praça a ser arborizada pelo Projeto está no bairro Céu Azul. A intenção, no entanto, é de levar a iniciativa para outros pontos da cidade. O coordenador de engenharia ambiental do Unipam, Tiago Santos, disse que o único requisito é o envolvimento dos moradores vizinhos. Os interessados deverá procurar o Viveiro de Mudas do IEF.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Por suspeita de traição, homem agride e ameaça mulher com faca na mão

Veja mais

Polícia Militar prende as mulheres que seriam fornecedoras de drogas no Galpão do Produtor

Veja mais

Capotamento após batida em carreta deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR 352

Veja mais

Polícia procura criminosos que invadiram residência e furtaram barco na comunidade do Leal

Veja mais

Criminosos estão entregando presentes para idosos para aplicar golpes em Patos de Minas; entenda

Veja mais

Decisão judicial encaminha destino do Edifício Panorâmico; prédio está inacabado há 30 anos

Veja mais