Acusado de homicídio e tentativa é condenado a 13 anos de prisão
Os crimes ocorreram no dia 17 de setembro de 2011.
Os crimes ocorreram no dia 17 de setembro de 2011. De acordo com os autos, Vladimir Rosa Brito, acompanhado de um adolescente, foram até a casa de Wellington Severo da Silva e aproveitaram que ele estava distraído, sentado em sua motocicleta, ainda com o capacete na cabeça e efetuaram vários disparos, tirando a vida do desafeto.
Em ato contínuo, Vladimir e o adolescente foram até um bar localizado na rua Santa Catarina para matar Guilherme Gomes do Nascimento. Vladimir sacou a arma e disse que ia matar o Guilherme. Mas a vítima, que estava jogando sinuca, foi mais rápida e acertou o taco no braço de Vladimir fazendo com que ele errasse os tiros.
O menor já foi julgado e condenado. Vladimir estava preso aguardando o julgamento que começou na tarde dessa terça-feira e entrou pela noite adentro. O Ministério Público pediu a condenação do réu pela participação no assassinado de Wellington e pela tentativa de homicídio contra Guilherme.
A defesa pedia a absolvição de Vladimir no crime de homicídio, já que ficou comprovado que não foi ele quem efetuou os disparos contra Wellington e a desclassificação da tentativa de homicídio para disparo de arma de fogo, uma vez que Guilherme não foi atingido pelos tiros disparados por Vladimir.
Os debates entre defesa e acusação foram intensos. O Ministério Público pediu réplica e houve também a tréplica. Só depois das 10h da noite é que o Juiz Vinícius de Ávila Leite pôde proferir o resultado do julgamento. Vladimir foi condenado nos dois crimes e terá que cumprir pena de 13 anos.
O Tribunal do Júri volta a se reunir nesta quarta-feira. Oliani dos Santos Soares, acusado de matar a ex-esposa Andressa Carolina Gonçalves, no dia 27 de agosto de 2012, vai a Júri Popular.
Autor: Maurício Rocha