Imagens: Civuca Costa.

Espaços destinados ao plantio de mudas cobertos por cimentos, ruas inteiras sem uma única árvore plantada. Esta é a realidade encontrada em diversos bairros de Patos de Minas. O descaso com a arborização no perímetro urbano vem sendo denunciado pelo ambientalista e conselheiro do Cima, Codema e Colmeia – Civuca Costa.

"O maior problema ambiental de Patos de Minas, com certeza, não é a destinação do lixo, nem incêndio nas matas, nem a falta d'água e nem tratamento de esgoto. É a falta de ações pragmáticas para a promoção real da arborização urbana no âmbito de todo o território do Município", afirma o ambientalista que enviou sugestões de mudanças profundas nas leis municipais que regulamentam a arborização no perímetro urbano para os candidatos a prefeito.

"Existem canteiros e buracos nas calçadas onde deveria de ter uma árvore plantada que foram cobertos com cimento ou concreto. E isso é uma prática comum em Patos de Minas e o poder público municipal não faz nada a respeito. Faz vista grossa e deixa como está", denuncia Civuca Costa em trecho do documento enviado aos candidatos a prefeito.

O conselheiro ambiental sugere aos candidatos a Prefeito mudanças radicais no Habite-se e nas leis municipais para a promoção prática da arborização urbana do Município. "Patos de Minas até parece que é uma das cidades mais desertas do planeta, no que se refere à arborização urbana. Existe rua e bairro que não tem nenhuma árvore na calçada. Isso é ridículo e causa até vergonha de quem vive como cidadão do bem na área urbana do município. O único bairro razoavelmente arborizado é o Sobradinho, antigo bairro Guanabara", desabafa o gestor ambiental.

"Existe uma prática covarde em Patos de Minas de moradores que na vistoria fingem que plantaram uma árvore na calçada e em muitos casos alguns residentes simulam o plantio com um galho fincado na terra. E após o fiscal da Prefeitura virar as costas eles arrancam a muda de árvore ou retiram o galho e tampam o buraco com massa de concreto. É só ver as calçadas da cidade com marcas redondas de cimento. Isso é um absurdo. É caso de polícia", destaca o conselheiro ambiental.

Neste contexto, a sugestão para a melhoria da arborização urbana do Município observa que, a Lei é muito antiga do ano de 1992 e necessita em caráter de urgência a sua atualização, revisão e regulamentação, com medidas de fiscalização, multas e até a suspensão do Habite-se ou intervenção no imóvel, caso o contribuinte que constrói e reforma a sua casa descumpra o que está previsto no capítulo que obriga o plantio de pelo menos uma árvore na calçada em frente cada residência de Patos de Minas. A proposição também defende a implantação do PROAUPA (Programa de Arborização Urbana de Patos de Minas), do IPTU Verde, do retorno do Projeto DISK ÁRVORE e a promoção de Campanhas Educativas de Conscientização Ambiental, de forma continuada. As árvores são muito importantes para a qualidade de vida da população, com a regulação do clima e muitos outros benefícios e vantagens que a arborização promove nos centros urbanos.

Curiosidades: a Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde, recomendam o plantio de no mínimo uma árvore por habitante das cidades. Esse fator é importante para a qualidade de vida nos centros urbanos. A quantidade mínima preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 m² de área verde por habitante, e a ideal é de 36 m², cerca de três árvores por morador. No mundo, a referência é Estocolmo (Suécia): são 86 metros quadrados de área verde por habitante. Segundo pesquisas científicas, está provado que, quanto mais verde a cidade, melhor a qualidade do ar que se respira e mais agradáveis são a paisagem e o clima – as sombras criadas pelas copas, a umidade gerada pela vegetação em geral e a quantidade maior de área permeável são características que ajudam nesses aspectos Mas não basta ter quantidade. É preciso planejar muito bem onde e como se planta e, principalmente realizar o plantio, cuidar, zelar com a manutenção regular da arborização urbana no âmbito do Município.

Segundo Civuca Costa, vários candidatos a Prefeito de Patos de Minas se manifestaram prometendo estudos e debate sobre o assunto proposto. "Agora, a gente espera que quem vencer o pleito eleitoral acate e cumpra as nossas sugestões para o melhor funcionamento de programas de promoção da arborização urbana e melhor qualidade de vida da população patense", conclui o conselheiro ambiental Civuca Costa.