Um grupo formado por nove alunos do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) estão embarcando nesta sexta-feira (05) para mais uma edição do Projeto Rondon. São estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Direito, Educação Física, Ciências Biológicas, Pedagogia e Letras que estarão acompanhados pelos professores Flávio Gil, do curso de Medicina e Gilson Caixeta, do curso de Educação Física para contribuírem com o desenvolvimento de comunidades carentes Brasil a fora.

Os estudantes saem de Patos de Minas e desembarcam em Brasília, onde embarcam para Belém do Pará. De Belém, os integrantes do Projeto Rondon vão para a cidade de Governador Nunes Freire, no interior do Estado do Maranhão para iniciarem às atividades de rondonistas. Mais de 60 ações estão previstas para serem realizadas nas áreas de educação, saúde, direitos humanos e cultura.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa. A iniciativa foi criada em 2005 pelo Governo Federal para promover a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Mariana Caixeta, aluna do curso de Medicina, vai embarcar direto para Manaus (AM), seguindo o caminho do Rio Amazonas para atender a população Ribeirinha. Serão três barcos com níveis hospitalares diferentes. No caso da Mariana, no barco que ela irá atender conta com centro cirúrgico, obstetra e leito de internação. Existem também os polos de saúde fixos que atendem as comunidades.

Alunos e professores estão entusiasmados com a oportunidade de participarem do Projeto Rondon e esperam que esta edição tenha os mesmos bons resultados de anos anteriores.

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam