A capacidade de leitura e entendimento dos estudantes do Alto Paranaíba cresceu em média 3,61%. É o que mostra o resultado do Programa de Avaliação da Alfabetização/2010 (Proalfa). A proficiência média da região foi de 587,47. No ano passado foi de 567,01.
Os resultados apresentados pelo governador Antonio Anastasia, na quarta-feira (24/11), durante reunião de trabalho com a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, e os 47 superintendentes regionais de Ensino de Minas, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, mostram que este ano 86,2% das crianças do 3º ano do ensino fundamental nas escolas estaduais mineiras alcançaram o mais alto padrão desempenho de leitura e escrita.
Em todo o Estado, a taxa de crescimento do nível recomendado de alfabetização em todo o Estado foi de 16,6 pontos percentuais em relação ao ano passado. Em 2009, 72,6% dos alunos estavam neste nível. A proficiência média dos alunos no Estado também cresceu significativamente, passando de 551,5, em 2009, para 589,8, em 2010.
Proalfa
Minas Gerais é o único estado que produz dados específicos sobre os níveis de alfabetização de todos os alunos da rede pública estadual e municipais. A iniciativa precursora no país partiu da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que buscou o apoio de duas universidades para desenvolver a avaliação do Proalfa. O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participaram da construção dos instrumentos de avaliação. A experiência de Minas inspirou outros estados da federação a implantar sistemas de avaliação para crianças na fase de alfabetização e alguns procuraram o Caed e o Ceale para auxiliá-los na implantação do processo.
A expressiva melhoria da qualidade da educação em Minas é comprovada também pelas avaliações nacionais. Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual de ensino de Minas estão em primeiro lugar nacional no Ideb 2009 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A média de 5,8 superou a meta estabelecida pelo MEC para 2011 que é de 5,7. A média nos países desenvolvidos é 6,0. A melhoria na qualidade do aprendizado das crianças apontado no Proalfa 2010 pode ser um prenúncio de resultados ainda mais expressivos dos alunos mineiros nas próximas avaliações nacionais.
Redes municipais
Todos os municípios mineiros participaram do Proalfa 2010. Nas escolas das redes municipais também houve crescimento no desempenho das crianças. O percentual de alunos no nível recomendado ao final do ciclo de alfabetização (3º ano do ensino fundamental) passou de 56,2%, em 2009, para 66,1%, em 2010. No mesmo período, o percentual de alunos de baixo desempenho caiu de 23,1% para 17,0% e no nível intermediário, de 20,7% para 16,9%. A média de proficiência das redes municipais de ensino cresceu de 514,0, em 2009 para 536,3, em 2010.
Ações estratégicas
A Secretaria de Estado de Educação está concentrando esforços nos anos iniciais do ensino fundamental para que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até, no máximo, os oito anos de idade, condição básica para o sucesso na vida escolar. O ponto de partida para a melhoria do desempenho dos alunos da rede pública foi a ampliação, a partir de 2004, da duração do ensino fundamental de oito para nove anos em todo o Estado, com o ingresso nas escolas da rede pública aos seis anos de idade, dedicando mais tempo para formação educacional.
O Governo de Minas, por meio da SEE, tem investido na capacitação de professores, orientadores e supervisores. A equipe central da SEE e as equipes de técnicos das 46 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) foram reforçadas com um número maior de profissionais para acompanhar o aprendizado dos alunos em cada escola e em cada sala de aula.
Para dinamizar e facilitar o aprendizado das crianças, a equipe pedagógica da SEE optou por diversificar os instrumentos de apoio ao trabalho de sistematização da alfabetização e implantou o “Guia do Professor Alfabetizador”, direcionado ao 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, com diretrizes práticas, objetivas e roteiros de atividades para o dia a dia na sala de aula com as respectivas metas a serem alcançadas ao final de cada uma.
De 2003 a 2010, a SEE realizou quatro congressos estaduais de alfabetização – em cada edição, reuniu cerca de três mil professores e especialistas das escolas estaduais e representantes de prefeituras municipais – e implantou em todas as escolas o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), a partir dos resultados das avaliações, como âncora do processo de planejamento focado no desempenho dos alunos.
Plano de Intervenção Pedagógica
Em Minas, os resultados das avaliações são utilizados pelos educadores e gestores na definição de estratégias para melhorar o desempenho dos alunos. A cada ano, após receberem os resultados, professores, diretores e especialistas de todas as escolas da rede estadual de ensino se reúnem para analisá-los e elaborar o Plano de Intervenção Pedagógica com referência no desempenho dos alunos. As escolas se apropriam dos resultados e convidam também os pais e responsáveis para conhecer, discutir e participar das ações propostas no plano. A meta do PIP é aumentar significativamente o número de alunos no intervalo de desempenho superior do exame, o recomendado, e eliminar a presença de alunos no baixo desempenho.
Para dar suporte aos educadores de escolas que concentram alunos com desempenhos baixo e intermediário no Proalfa, a SEE criou e implantou em 2007 o programa Alfabetização no Tempo Certo, que conta com uma equipe de cerca de sete mil professores, 900 especialistas pedagógicos e mais de 1,2 mil analistas educacionais para atender necessidades educacionais das crianças de seis a oito anos nas mais de 2.600 escolas estaduais de ensino fundamental em Minas.
Alunos do Alto Paranaiba têm melhora de desempenho no ProAlfa 2010
A capacidade de leitura e entendimento dos estudantes da região cresceu em média 3,61%
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
0 COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 03/12/2024
- em Policiais
Homem chega em bar falando em “matar alguém” e acaba dominado e preso
- (0)
- COMPARTILHAR
- 03/12/2024
- em Cidade
Motorista de caminhão morre ao tentar desviar de árvore caída na rodovia MG 188
- (0)
- COMPARTILHAR
- 03/12/2024
- em Policiais
Ladrão usa facão para render vítimas, mas vacila, é contido por populares e acaba preso
- (8)
- COMPARTILHAR
- 03/12/2024
- em Cidade
Namorar com menores de 18 anos é crime? Doutor Brian explica o que está previsto na lei
- (15)
- COMPARTILHAR
- 03/12/2024
- em Policiais
Paciente agride funcionário da Santa Casa e vai do hospital para a Delegacia de Polícia
- (19)
- COMPARTILHAR
- 03/12/2024
- em Cidade
Idoso condenado por matar jovem com enxadadas é preso em fazenda próxima ao distrito de Alagoas
- (10)
- COMPARTILHAR
- 01/12/2024
- em Regionais
Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365
- (6)
- COMPARTILHAR
- 01/12/2024
- em Regionais
Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365
- (5)
- COMPARTILHAR
- 30/11/2024
- em Regionais
Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/11/2024
- em Regionais
Colhedor de cenouras acometido por doença na coluna será indenizado por danos morais e materiais
- (4)
- COMPARTILHAR
- 27/11/2024
- em Regionais
Foragido da justiça furta moto em Lagoa Formosa, mas acaba preso com o receptador em Rio Paranaíba
- (0)
- COMPARTILHAR
- 26/11/2024
- em Regionais
Bandidos arrombam empresa e furtam cofre em Carmo do Paranaíba; prejuízo passa dos R$ 250 mil
- (2)
- COMPARTILHAR
- 02/12/2024
- em Gerais
Embraer recebe R$ 200 milhões do BNDES para protótipo de carro voador
- (1)
- COMPARTILHAR
- 02/12/2024
- em Gerais
Maioria das mulheres negras conhece pouco a Lei Maria da Penha
- (0)
- COMPARTILHAR
- 02/12/2024
- em Gerais
Dino libera retomada do pagamento de emendas parlamentares suspensas
- (0)
- COMPARTILHAR
- 29/11/2024
- em Gerais
Confiança do consumidor mantém estabilidade em novembro, aponta ACSP
- (0)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]