Os alunos do oitavo período do curso de Odontologia da FPM desenvolveram um trabalho para lá de especial durante o semestre. Eles escreveram um livro contando a história de alguns pacientes. Na tarde desta quinta-feira (02), os alunos entregaram o livro para as pessoas escolhidas. A emoção tomou conta de todos e teve gente que não conseguiu segurar as lágrimas.


De acordo com o Coordenador Adjunto do curso e Professor de Estágio em USF, Roberto Gões, os cerca de 35 alunos se dividiram em equipes e escreveram 14 livros. Segundo ele, a importância deste projeto é fazer com que os futuros profissionais fiquem mais próximos de seus pacientes. “Os alunos foram até a casa dos idosos e conheceram suas histórias e desenvolveram o livro da vida. A odontologia é uma profissão que é preciso ter muita proximidade e vínculo para cuidar do próximo” disse ele.


Roberto ainda disse que a experiência foi positiva pois no começo eles ficam desconfiados, mas acabam desenvolvendo um trabalho fantástico. É o que reforça a aluna Neidiane Aparecida. Segundo ela, foi designado um idoso que eles não conheciam e o re4sultado final foi incrível. “Nosso paciente é uma pessoa muito carinhosa e que teve uma vida muito difícil, criou os filhos com muita dificuldade e mesmo assim nunca perdeu a alegria de viver. A gente vê nela o quanto nós também fomos importantes para ela” disse a aluna.


Quem recebeu a visita e teve parte da vida contada no livro foi o professor de futebol José Geraldo. Ele tem 61 anos e dedicou sua vida a ensinar não só futebol, mas ajudou muitas crianças e adolescentes a saírem das ruas e buscarem um futuro melhor. Com a voz bastante embargada pela emoção, ele contou o quanto ficou feliz em ter um pouco da sua história contada no livro.


Ao final foi servido um café e os alunos puderam confraternizar juntamente com os idosos agraciados com os livros.