O Centro Educacional Criança Feliz apresentou no final da tarde dessa sexta-feira (10) um tema importante para toda a comunidade. Após estudos e pesquisas, os alunos da escola mostraram os problemas de uma má alimentação e apresentaram como deve ser a alimentação saudável.

No Brasil e no resto do mundo está ocorrendo um aumento da obesidade e de outros problemas relacionados à má alimentação. Pensando nisso, diretores e professores da escola juntamente com os alunos estudaram e pesquisaram para mostrar para pais e toda a comunidade a melhor forma de alimentação.

A diretora do Centro Educacional, Ângela Boaventura Fonseca de Souza, informou que foi feita uma pesquisa entre os alunos e o resultado da pesquisa foi preocupante. De acordo com Ângela, na alimentação das famílias, sempre há refrigerante, doces e balas muito além do recomendável.

A mostra reuniu os familiares dos alunos para incentivar as pessoas a retirarem os vícios da má alimentação e educar toda a família a comer de forma mais saudável. E nesse ponto os alunos brilharam. Com a ajuda dos professores e dos familiares, eles prepararam os alimentos e levaram para a escola.

Com o auxílio de cartazes, pirâmides mostrando a quantidade recomendável para cada alimentos e dos próprios alimentos, os alunos explicaram que a alimentação balanceada, além de trazer benefícios para o corpo, previne doenças e contribui para que as pessoas sejam mais felizes.

Quem foi à mostra pôde aprender sobre os benefícios de uma alimentação saudável e ainda teve a oportunidade de degustar várias receitas. Quibes, pães de queijo, sanduíches naturais, macarrão, frutas diversas e gelatinas puderam ser apreciadas.

E para ensinar que alguns alimentos não devem ser consumidos com exagero, foram apresentados frituras, balas, pipocas e doces. Os participantes da décima mostra cultural da escola receberam uma cartilha com informações e dicas para a educação alimentar das crianças.

A cartilha, dentre outras recomendações, traz dez dicas para os pais educarem os filhos para uma melhor alimentação:

1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.

2. Lanches Fora de Hora: Já dissemos que o ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários.

3. Oferecer Comida Como Recompensa: “ Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

4. Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: “ Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

5. Brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

6. Ceder ao Primeiro Não Gosto Disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.

7. Substituir Refeições : Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

8. Tornar a Ida a Uma Lanchonete, Um Programão : A comida de casa fica meio sem graça.

9. Servir Sempre a Mesma Comida : A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.

10. Dar o Exemplo : Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.

Fonte: Associação Brasileira para estudo da obesidade