O Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, IEF, deve publicar ainda esta semana, a portaria que regulamenta a pesca nos córregos, rios e lagos do Estado durante a Piracema. O período de defeso dos peixes começa na próxima segunda-feira (1º) de novembro e vai até o dia 28 de novembro. A expectativa é de que as rigorosas regras estabelecidas no ano passado sejam mantidas neste ano.

A Piracema é estabelecida neste período do ano porque é a época em que os peixes sobem os rios para ser reproduzirem. A viagem de centenas de quilômetros é cansativa e eles esquecem suas estratégias de defesa se transformando em presas frágeis para os pescadores. As regras estabelecidas pelo IEF têm o objetivo de proteger a vida nos rios.

Para este ano, a portaria deve manter as rigorosas regras do ano passado. Se isso acontecer, os pescadores acostumados a frequentar as margens do Rio Paranaíba vão ter que buscar outras alternativas. No ano passado, a pesca foi totalmente proibida no trecho que vai da nascente até a cidade de Lagamar.

A Polícia Militar de Meio Ambiente aguarda a publicação da portaria para iniciar o trabalho na região. De qualquer forma, a fiscalização será feita e os pescadores que estiverem dispostos a praticar a pesca durante o feriado prolongado de Finados devem ficar atentos às normas estabelecidas pela legislação.

As pessoas que tiverem dúvidas sobre o que é permitido e o que é proibido na região devem ligar para a Polícia Militar de Meio Ambiente no telefone (34) 3818-6100.