As águas do Rio Paranaíba interditaram a pista que dá acesso a Serra do Salitre.

O volume de água do Rio Paranaíba continua subindo. Durante o final de semana, o nível do rio nas proximidades de Patos de Minas elevou três metros e atingiu a marca de 7, 20m acima do normal.

De acordo com informações do Sargento Cruzeiro, do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, com oito metros acima do nível normal o Rio Paranaíba transborda.

Desse modo, a ponte que liga os municípios de Carmo do Paranaíba e Serra do Salitre já transbordou.  A água impediu a passagem de veículos e pedestres.

Diante do transbordamento de água na ponte, o corpo de bombeiros orienta sobre os procedimentos a serem adotados, nesse caso:

Se estiver no carro

Procure um local alto e espere o nível da água baixar; Não pare o carro próximo a ponte, árvores ou postes; Poças de água podem ocultar crateras; Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha; Dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.

Sob risco de inundações ou desabamento de pontes

Quem mora as margens do rio deve sair de casa; Procure manter a calma acima de tudo; Providencie a evacuação do local e retirada de pessoas que ainda estão correndo risco; Transmita alarme aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas; Na iminência de ser levado pelas águas, procure se agarrar em algum obstáculo ou flutuar.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC alerta que, para os próximos quatro dias, são esperadas chuvas com volumes superiores a 100 milímetros em todo o Estado.

Por: Liliane Melo/CP Online