No dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 15 anos de vigência. Com ela, o país obteve avanços importantes na prevenção e combate à violência contra a mulher, mas os casos de agressão continuam a acontecer. Por isso, o mês de agosto é dedicado à prevenção e combate à violência doméstica.

Na manhã desta segunda-feira (02), a Polícia Militar lançou a Campanha Agosto Lilás, uma ação direcionada para conter a violência contra a mulher. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Referência da Mulher de Patos de Minas e, durante todo este mês, irá promover um intenso trabalho de conscientização.

A Polícia Militar entende que a conscientização das vítimas sobre os seus direitos e dos agressores sobre as penalidades previstas em lei pode contribuir para a redução dos casos de violência doméstica. “Na verdade, todos os meses a gente tem que trabalhar com a prevenção, mas nesse mês nos vamos estar intensificando todas as atividades para abranger um número maior de mulheres”, explicou a sargento Mírian.

Em Patos de Minas, a Polícia Militar já possui uma Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, a PPVD. Segundo o cabo Paulo, a patrulha acompanha tanto vítimas quanto agressores, contribuindo para que os casais convivam em harmonia, estando juntos ou separados.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher de Patos de Minas, Gislene Pereira, disse que a ação da Polícia Militar reforça um trabalho que o órgão vem fazendo anualmente. Ela ressaltou que as atividades serão intensificadas ao longo deste mês e orientou as mulheres vítimas a denunciarem.