Atualmente o Aeroporto Municipal de Patos de Minas tem apenas um vôo regular com destino à Belo Horizonte.
O Aeroporto Municipal de Patos de Minas vai ter que correr contra o tempo para atender as exigências estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil. A ANAC estipulou prazo até o final deste ano para que as reformas sejam concluídas. Patos de Minas está entre os três municípios que terão o número de vôos ampliado no Estado.

Atualmente o Aeroporto Municipal de Patos de Minas tem apenas um vôo regular com destino à Belo Horizonte. A intenção da Agência Nacional de Aviação Civil é ampliar o número de passageiros gradativamente até 180 pessoas por dia. Essa reestruturação está prevista também para as cidades de Divinópolis e Poços de Caldas.

Mas para que isso aconteça os municípios vão ter que adequar seus aeroportos. Em Patos de Minas, a Prefeitura terá que adquirir novos móveis, instalar um painel de aviso para os passageiros, uma lanchonete, treinar os funcionários, firmar convênio com o Corpo de Bombeiros para manter uma unidade no local nos horários de pousos e decolagens e ampliar a estação de passageiros.

De acordo com o vice-prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves algumas adequações já foram realizadas. Ele disse que o próximo passo será o treinamento dos funcionários do Aeroporto Municipal. Para dar conta de atender todas as exigências da ANAC, no entanto, a Administração Municipal vai ter que se apressar. O prazo termina no dia 31 de dezembro deste ano.

Autor: Maurício Rocha