A unidade do SENAC de Patos de Minas abriu nesta semana uma turma de 50 alunos do Programa Menor Aprendiz. Todos eles vão sair da sala de aula direto para o mercado de trabalho e esse número ainda não será suficiente para atender a demanda. Uma ação do Ministério do Trabalho está fazendo com que as empresas da cidade cumpram a determinação de reservar parte das vagas para os jovens que estão em busca do primeiro emprego.

O Programa Jovem Aprendiz foi criado para promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos.O treinamento é totalmente gratuito. Durante um ano, os alunos recebem orientação técnica e noções de cidadania.

A primeira turma do Programa Jovem Aprendiz em Patos de Minas tem 50 alunos. Todos estão entusiasmados e não é para menos. Eles vão sair daqui com a carteira assinada. Os jovens foram selecionados para preencher dezenas de vagas que estavam abertas nas empresas de Patos de Minas.

Pela lei, com exceção das micro e pequenas empresas e de entidades sem fins lucrativos, todas as empresas devem reservar no mínimo 5% das vagas de trabalho para os menores aprendizes. Esta determinação era ignorada na cidade, até que o Ministério Público do Trabalho decidiu exigir o cumprimento da lei.


De acordo com Fábio Henrique Gonçalves, diretor do SENAC de Patos de Minas, novas turmas do Programa Menor Aprendiz serão abertas.