O acusado de matar ex-mulher a golpes de faca em Patos de Minas foi levado a julgamento na tarde desta segunda-feira (17). O crime aconteceu no bairro Nossa Senhora de Fátima em agosto do ano passado. Durante o julgamento, Ernani Soares Caetano confessou o crime e acabou sendo condenado a 20 anos de prisão.

O Ministério Público ofereceu denúncia contra Ernani por feminicídio com a qualificadora do motivo fútil e motivo cruel. Durante o julgamento, o promotor de justiça defendeu a tese de que ele Ernani agiu em razão do término do relacionamento e acertou várias vezes a região da cabeça da vítima.

Ao final dos embates entre acusação e defesa, os jurados entenderam que Ernani foi o autor do homicídio e também acolheram as qualificadoras. O juiz de direito fixou a pena em 20 anos de prisão a serem cumpridos inicialmente em regime fechado.

O crime

O fato aconteceu no dia 07 de agosto de 2022 por volta de 20h na Rua José Martins Filho, bairro Nossa Senhora de Fátima. De acordo com testemunhas, o casal havia se desentendido na parte da tarde. Ernani saiu de casa e Valda Helena se trancou no quarto com medo. Em determinado momento, ele teria chegado embriagado e arrombado a porta do quarto. Valda, que na época tinha 53 anos conseguiu correr para o quintal, mas foi acompanhada e esfaqueada várias vezes.

Ela chegou a ser socorrida pelo Samu, mas acabou não resistindo e morreu dentro da ambulância. Após o crime, Ernani evadiu em uma motocicleta e trajava apenas bermuda e estava sem capacete. Segundo informações da Polícia Militar, ele deixou a motocicleta na residência de sua mãe e evadiu em meio a um matagal.

O homem só foi preso no dia seguinte escondido dentro da casa da mãe. Quando os militares chegaram ao local, a mãe dele havia saído de casa e estava no velório de Valda. Aproveitando da situação, ele se escondeu na residência, mas acabou sendo preso. Ernani foi encaminhado ao hospital e posteriormente para a delegacia de onde seguiu para o Presídio de Patos de Minas onde aguardou julgamento.