Gustavo Fernandes Barbosa, hoje com 28 anos, foi levado a júri popular na tarde desta quarta-feira (29) em Patos de Minas. Ele foi acusado pelo Ministério público de matar Laender Cristian Ferreira com vários disparos de arma de fogo no ano de 2013. Os jurados entenderam que Gustavo praticou homicídio simples e ele foi condenado a 4 anos de prisão em regime semiaberto.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Gustavo e Laender já possuíam desavenças anteriores por diversos motivos. Ainda segundo a denúncia do MP, no dia 14 de junho de 2013 Gustavo estava no portão de sua casa no bairro Jardim Panorâmico quando Laender passou com mais duas pessoas. Nesse momento, Gustavo teria sacado uma arma e dito “Cê num falou que ia me matar, aí ó, mata” e efetuou vários disparos sendo que 3 atingiram Laender. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.

O Ministério público pediu a prisão por homicídio com duas qualificadoras sendo o motivo torpe e ação que dificultou a defesa da vítima. Entretanto, os jurados entenderam que Gustavo praticou apenas o homicídio simples. Inicialmente ele foi condenado a seis anos de prisão com redução de 1/3, caindo assim para 4 anos de prisão em regime semiaberto. Como não há regime semiaberto em Patos de Minas ele deverá regredir para o regime aberto, ou seja, prisão domiciliar.

Segundo a defensoria pública, pode ser que o crime já tenha prescrito uma vez que aconteceu em 2013. Se isso se confirmar, Gustavo não deverá cumprir nenhum tipo de pena.