Em reunião realizada nessa quarta-feira (24/7), representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Prefeitura de Patos de Minas delinearam novas ações de enfrentamento para o período mais crítico do ano, que se inicia no próximo mês. O Corpo de Bombeiros registra quase 10 ocorrências de incêndio por dia.

Durante o encontro, que ocorreu no 12º Batalhão de Bombeiros Militar, foi apresentado um panorama da situação das APPs e áreas verdes monitoradas na cidade. A manutenção da limpeza desses locais continua, e foi sugerida a implementação de uma rota de fuga na Mata do Cachorro, intervenção que precisa da autorização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). Também deverá ser feita a identificação dos proprietários de fazendas adjacentes à área urbana para que contribuam com o trabalho preventivo, realizando as intervenções necessárias em suas propriedades. Já os patrulhamentos serão intensificados.

Desde maio, o Corpo de Bombeiros tem intensificado ações conjuntas com o poder municipal, começando pelo monitoramento das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e outras áreas verdes do município. Foram realizados aceiros nas matas do Cachorro e do Catingueiro, além de calçamento nas proximidades das reservas. A Secretaria Municipal de Obras Públicas também está à frente da roçada nas margens das matas e nas APPs do Jardim Esperança, Chácaras Caiçaras, Sorriso, Sorriso II, Céu Azul, Monjolo, Biquinha e Parque Ecológico.

Além dessas ações, patrulhamentos preventivos têm sido realizados nos locais críticos. Diariamente, os militares do Corpo de Bombeiros também inspecionam lotes vagos e, quando encontram irregularidades, registram boletim de ocorrência e encaminham à Fiscalização de Posturas. Em 2024, o setor da prefeitura já notificou quatro mil propriedades e aplicou mais de 300 multas por lotes sujos.

Causar incêndios florestais é crime, com penas que podem chegar a seis anos de reclusão e multas de até R$ 50 mil por hectare ou fração. Denúncias podem ser feitas pelo 193, 190, 181 ou pelo número direto do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, 2106-0670.

Historicamente, devido às condições climáticas, a segunda quinzena de agosto até o fim de setembro é marcada pelo aumento de incêndios florestais e queimadas em Patos de Minas. Para mitigar os impactos desses eventos, o comando do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros promove anualmente reuniões para definir estratégias preventivas implementadas na época que antecede esse período crítico. São três meses de preparação intensiva para reduzir os riscos de desastres.

As ações que vêm sendo realizadas fazem parte de iniciativa da ONU voltada para a redução de riscos de desastres – o projeto Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR 2030). Desde 2021, por meio de parceria firmada entre a Prefeitura de Patos de Minas e o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, tem-se desenvolvido estratégias para que o município esteja preparado para enfrentar situações críticas.