O setor de relações públicas da 10ª Região da Polícia Militar publicou, nesta quarta-feira (07), o balanço das atividades realizadas durante o feriado prolongado da Semana Santa. O número de furtos e roubos nas cidades da região apresentaram forte queda em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Operação "Minas em Segurança - Semana Santa 2010" contou com os esforços dos policiais militares do 15º Batalhão da Polícia Militar, do 46º Batalhão da Polícia Militar e da 10ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito. Foram realizadas Blitzen/fronteira, intervenção policial em área crítica, corredores de segurança e busca em estabelecimento prisional.

Com este trabalho, os policiais militares conseguiram reduzir o número de furtos a residências urbanas na região de 38 em 2009 para 31 em 2010. Os furtos a residências rurais caíram de 09 no ano passado para apenas 04 em 2010. Os roubos à mão armada caíram de 13 para 08 e os furtos de veículos sofreram redução de 06 em 2009 para 05 este ano.

Em Patos de Minas, os furtos a residências urbanas caíram de 14 na semana santa de 2009 para 12 no mesmo período deste ano. Um furto a residência rural foi registrado este ano, enquanto no ano passado não houve este tipo de crime. Os furtos de veículos sofreram redução de 03 em 2009 para 02 este ano.

Por outro lado, os assaltos tiveram um crescimento surpreendente este ano. No ano passado, a Polícia Militar registrou apenas um roubo à mão armada em Patos de Minas. Este ano foram seis assaltos. O comando da PM ressalta, no entanto, que os três responsáveis por estes crimes foram presos no sábado (03).

Apesar do grande número de assaltos, com a prisão dos autores, o comando da Polícia Militar considerou positivo o balanço final da Operação Semana Santa.