O período chuvoso começou na região de Patos de Minas. Com isso, o número de acidentes de trânsito vem se multiplicando. Buscando informar a população sobre a segurança no trânsito e sua importância para se evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) divulgou nesta terça-feira (04) diversas orientações.

De acordo com os Bombeiros, antes de viajar, os motoristas devem procurar saber se a estrada por onde irão passar não está obstruída por alguma queda de barreira, já que quando o volume de chuva no país é muito grande, podem ocorrer interdições parciais em alguns trechos da estrada.

Uma das grandes causas de acidentes e transtornos durante as viagens são os defeitos existentes no veículo, chuvas, neblinas e a imprudência dos condutores. Para evitar acidentes e garantir uma viagem tranquila, os condutores devem verificar o sistema elétrico (faróis, lanternas, setas, luz de freio, luz de ré, luzes de emergência e buzina); pneus, estepe, alinhamento da direção, balanceamento das rodas, amortecedores; limpadores de para-brisa (borracha em bom estado), retrovisores externos e internos e cinto de Segurança dos bancos da frente e de trás.

Em caso de chuva, deve-se redobrar a atenção, deduzir a velocidade, aumentar a distância dos veículos à frente; manter sempre os faróis ligados; acionar o limpador de para-brisas e o desembaçador; manter as janelas com abertura suficiente para a circulação de ar e evitar o embasamento.

Os bombeiros também orientaram sobre a forma de condução. Os pneus podem perder o contato com o asfalto quando está chovendo ou a pista está molhada - aquaplanar - e perder a direção é comum. Nessa situação deve-se manter a marcha engrenada; diminuir a aceleração, sem frear; acender os faróis; girar suavemente a direção para a esquerda e para a direita até conseguir controlar o veículo.

De acordo com os bombeiros, deve ser feito um planejamento antes da viagem, inclusive períodos de descanso. “Prefira viajar de dia, em condições de boa visibilidade. Mantenha sempre a calma e evite conversas e distrações, não descuide da sinalização, não pare na pista e não trafegue no acostamento. O cinto de segurança é um importante fator na prevenção de mortes nas estradas e deve ser utilizado inclusive no banco de trás. O uso do celular ao dirigir reduz a atenção do motorista e contribui para aumentar o risco de colisão”, destacaram.

E se ocorrer algum acidente, algumas medidas devem ser adotadas. “Ao se deparar com acidente mantenha a calma; sinalize o local (a uma distância de, pelo menos, 200 m), isso evita outros acidentes; se houver vítimas, acione o Corpo de Bombeiros Militar; mantenha a vítima calma e informe-a que o socorro está a caminho; havendo outros voluntários trabalhe em equipe; não execute primeiros socorros se você não for treinado, isso pode agravar a situação da vítima. Esses são alguns cuidados básicos e simples, que devem ser considerados para reduzir o número de acidentes e tragédias nas estradas”, concluíram.