O número de acidentes, principalmente com vítimas fatais e o aumento do fluxo de veículos de carga tem chamado bastante a atenção na MGC-354 em Patos de Minas. Recentemente a Polícia Militar Rodoviária registrou duas mortes em menos de 24 horas. E quem passa pela MGC-354 já deve ter percebido esse aumento significativo no fluxo diário de veículos, principalmente de veículos de carga. Em 2020, o DER desativou a balança de pesagem na saída para Presidente Olegário e outros 41 postos de pesagem nas rodovias estaduais em todo o estado.

O que pode ter motivado esse aumento do fluxo de veículos de carga na MGC-354, pode ser principalmente a desativação da balança de pesagem que fica logo depois da base da Polícia Militar Rodoviária. Segundo informações colhidas pelo Patos Hoje, vários veículos de carga utilizam a MGC-354 como rota alternativa para fugir da balança de pesagem que fica próximo ao distrito de Leal que ainda continua em pelo funcionamento.

Segundo testemunhas, o fluxo de caminhões, carretas e bitrens aumenta consideravelmente no período noturno na via. Com essa manobra de optar pela rota alternativa na MGC-354, não há como fiscalizar se o veículo está ou não com excesso de carga. Segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER - as estruturas deixaram de funcionar por conta do fim do contrato com as empresas responsáveis pelos postos de pesagem em julho de 2020.

O Posto de Pesagem foi instalado na saída de Patos de Minas em direção a Presidente Olegário para coibir o excesso de carga nos caminhões. De acordo com os técnicos do DER, o peso além do permitido danifica o asfalto, reduz a vida útil da pavimentação e aumenta os riscos de acidentes nas rodovias.

"Sobre o posto de pesagem na MGC-354, em Patos de Minas, informamos que o DER-MG está realizando um processo de licitação para operação de nossas praças de pesagem de veículos. A conclusão do certame está prevista para o mês de agosto. A previsão é que o posto de pessagem da MGC-354 comece a operar ainda em 2022."