De acordo com o anuário 2022 da Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), o número geral de acidentes com energia elétrica no Brasil aumentou 5% em 2021 na comparação com 2020. Já o número de mortes causados por acidentes com eletricidade diminuíram. Mas, com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população sobre os cuidados que devem ser observados em relação ao uso seguro da energia, a Cemig realiza, desde a segunda-feira (30), a Semana Externa de Prevenção de Acidentes da População (Sepap) com atividades na região.

Os alunos da escola estadual Eustáquio José da Silva, no Distrito de Alagoas, em Patos de Minas, conheceram dicas sobre o uso seguro da eletricidade e utilizaram os equipamentos de proteção individual – EPIs que os eletricistas da Cemig usam no dia a dia. A ação continua em municípios da região durante a semana e já aconteceu em Lagamar e Vazante, além de pátios de obras e estabelecimentos da construção civil.

Para os especialistas, o número de acidentes com energia elétrica ainda é preocupante. Eles defendem um trabalho permanente de conscientização. O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, lembra que a execução de ações de prevenção é algo constante na Companhia e ganha força nesta semana específica dedicada ao tema. “As ações programadas durante a realização da Sepap buscam alertar a população para esse cenário e sobre a importância da redução dos riscos de acidentes com a rede elétrica. Vamos reforçar a divulgação dos nossos materiais de orientação sobre o tema para os colaboradores, parceiros e o público em geral”. Explica o gerente.

Além disso, continua o especialista em segurança da Cemig, “sabemos que as crianças são verdadeiras mobilizadoras e levam para os pais, irmãos e toda a família a necessidade e a importância de falar sobre o assunto. Por isso, vamos intensificar nossas ações educativas nas escolas de todas as regiões do estado”, destacou.

Ele ressalta que a energia elétrica é um bem essencial às pessoas e, por isso, a Cemig busca conscientizar a população, trabalhadores e colaboradores para evitar acidentes. “O sistema elétrico da Cemig é constituído de redes construídas dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade e obedece a todas as normas de segurança. A meta da Companhia é de zerar o número de acidentes de qualquer natureza”, reforçou.

Ações educativas

Outro setor em que são registradas muitas ocorrências de origem elétrica é o da construção civil. Neste segmento econômico, o maior risco de acidentes é relacionado com as tarefas realizadas nas proximidades das redes elétricas, como a reforma de telhado, serviços de pinturas em fachadas e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo. Por isso, a Cemig vai intensificar as atividades educativas, que visam a prevenção dos acidentes com a rede elétrica, em lojas de materiais de construção e nos canteiros de obras, além de realizar blitz de segurança em empreendimentos da construção civil.