Os patenses e todas as pessoas que gostam de política poderão conhecer de perto a história de vida do mais importante homem público que Patos de Minas já teve. Foi reaberto na manhã desta terça-feira (23), o Memorial do senador Arlindo Porto que reúne fotos, vídeos, premiações, diplomas, placas e medalhas reunidos ao longo de 23 anos de vida pública.
O trabalho de reabrir o Memorial do Senador Arlindo Porto ficou a cargo de sua esposa, Maria Coeli Memória Porto. Ela explica que o acervo estava exposto no passado, mas precisou ser levado para a fazenda da família, onde ficou guardado por vários anos. Ela disse que algumas coisas se perderam, mas que a maior parte do acervo permanece intacta.
O Memorial conta a história de vida pública de Arlindo Porto, desde a eleição como prefeito de Patos de Minas em 1983, passando pela eleição como vice-governador e, em seguida, senador da república, quando ocupou também o cargo de Ministro da Agricultura. Arlindo deixou a vida pública em 2006, mas o legado continua sendo lembrado e servindo a população.
Arlindo lembra que quando assumiu a prefeitura de Patos de Minas em 1983 nenhum bairro da cidade tinha asfalto e nem rede de esgoto e poucos eram abastecidos com água tratada e luz elétrica. Através de parcerias, mutirões e da ajuda da própria população essa realidade foi transformada. Ele lembra que todas as obras eram feitas por funcionários da própria Prefeitura, como a Lagoa Grande que foi feita em oito meses.
Por todos os serviços prestados à sociedade, Arlindo Porto recebeu inúmeras medalhas, troféus, placas e diplomas que também ajudam a contar essa história do homem público e do homem de família. A caminhonete que ele usava para transportar leite na década de 70 também está lá, exposta no Memorial.
O Memorial do senador Arlindo Porto fica na avenida Fátima Porto, número 2.319 e ficará aberto para visitação de segunda a sexta-feira, de 13h às 18h.