As empresas de mototaxi interessadas em continuar prestando o serviço em Patos de Minas têm até o dia 14 de outubro para apresentar a documentação necessária para participar do processo de licitação. Nove empresas, com no máximo 40 mototaxistas, receberão concessão do município para atuarem na cidade.

O edital foi publicado no dia 26 de agosto e está disponível para os empresários do setor. De acordo com o procurador do município, André Luiz Costa, o documento foi elaborado de acordo com a Lei aprovada na Câmara Municipal para regulamentar o serviço de mototaxi na cidade.

Para participar do processo licitatório, as empresas deverão ter no mínimo 20 mototaxistas e no máximo 40 profissionais. Para prestar este serviço, o condutor da motocicleta deverá ter no mínimo 21 anos de idade e, pelo menos, dois anos de habilitação. Além disso, os profissionais deverão passar por curso de capacitação.

As motocicletas também deverão seguir alguns requisitos. Os veículos não poderão ter mais que cinco anos de uso. As motocicletas novas para a prestação deste tipo de serviço terão que vir na cor laranja, assim como os capacetes dos profissionais. Eles também deverão usar coletes apropriados.


As empresas de mototaxi de Patos de Minas se apressam na preparação da documentação exigida no edital. A abertura dos envelopes será na tarde do dia 14 de outubro. A partir da regulamentação do serviço de mototaxi na cidade, a Administração Municipal poderá fiscalizar e organizar o funcionamento do setor.