Com mais de 30 dias de trabalho, o Programa de Controle da Raiva da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) imunizou 90.886 animais durante a 39ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Prefeitura de Uberlândia. Deste total, 14.835 animais são da zona rural que também é contemplada durante a campanha.

Iniciada no dia 31 de julho, a 39ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica começou com a vacinação na zona rural. Durante os mais de 20 dias neste setor, as equipes percorreram toda a região, inclusive com trabalho aos sábados nos distritos a fim de garantir a imunização dos cães e gatos. Para atender todo o município na etapa urbana, facilitando o acesso da população aos locais de vacinação, o Programa de Controle da Raiva disponibilizou 37 pontos fixos e mais de 200 postos itinerantes.

“Saímos de mais uma campanha com o sentimento de dever cumprido após mais de um mês de campanha. O vírus da raiva circula na cidade e a vacinação é a única forma de continuar garantindo o controle da doença”, destacou a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira de Andrade.

Ainda segundo a coordenadora, os animais que estão doentes ou no período de gestação e lactação e que não receberam a dose da vacina, devem ser imunizados posteriormente. Basta o tutor procurar a UVZ para aplicação do imunizante quando o animal estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.

O trabalho do Programa de Controle da Raiva da UVZ é contínuo e tem 100% de acompanhamento. Permanentemente, são realizadas ações de orientação, bloqueio e monitoramento do vírus na zona urbana, além de um posto de vacinação na UVZ – resultado que deixa Uberlândia há 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia