O touro Olímpio pertence ao produtor Leonardo Avelar da Fazenda Campo Alegre.

Em concurso com a participação de diversos concorrentes, um touro girolando de um produtor de Patos de Minas foi considerado o melhor reprodutor da raça no mundo. O resultado dos touros avaliados dentro de um Programa nos últimos cinco anos foi divulgado no mês passado na Exposição Virtual Mega Leite de Uberaba.

O touro Olímpio pertence ao produtor Leonardo Avelar da Fazenda Campo Alegre, localizada no município de Lagoa Formosa. Entusiasmado com melhoramento genético, há cinco anos, o pecuarista inscreveu o animal em um pré-teste juntamente com outros 60 animais. Ele foi classificado para participar do Teste de Progênie.

O Teste de Progênie é uma metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de suas filhas. Com o Olímpio, o resultado dos últimos cinco anos foi surpreendente. As vacas filhas do touro tiveram produção leiteira de mais de 1520 litros de leite a mais do que a média anual das vacas da raça Girolando.

“Nós tivemos essa surpresa. Esse touro nosso, aqui da Fazenda Campo Alegre, foi provado PPA Positivo pra leite 1520. E esse PPA dele o consagrou como o melhor touro A2A2 na história do Girolando e nos tivemos a felicidade desse touro ser nosso. Então nos estamos muito felizes com esse resultado” disse Leonardo.
O touro Olímpio está em uma central de sêmem bovino e poderá contribuir com o melhoramento genético da raça em todo o mundo.