Cidade de Patos de Minas.

As microrregiões de Patos de Minas e de São Gotardo vão regredir para a Onda Vermelha, o que se confirmado irá voltar a fechar uma série de atividades na Capital do Milho. No entanto, a Prefeitura de Patos de Minas conta ainda com uma esperança. Um ofício foi encaminhado para o Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 pedindo uma reavaliação. O Poder Executivo diz que vai continuar seguindo as orientações da Onda Amarela até resposta do Governo Estadual.

A superintendente regional de saúde Noemi Portilho explicou que foram exatamente as microrregiões de Patos de Minas e de São Gotardo que causaram a regressão de toda a macrorregião de Saúde Noroeste para a Onda Vermelha. Segundo ela, a decisão do Comitê foi motivada pelo aumento do grau de risco de contaminação pela Covid-19 que saltou de 15 para 22 nos últimos dias. “A partir de 20 (o grau de risco de contaminação) já é motivo para regressão no Plano Minas Consciente”, explicou Noemi. A Superintendência Regional de Saúde informou que apenas as microrregiões de Unaí e João Pinheiro irão permanecer na Onda Amarela.

A grande movimentação nos bares de Patos de Minas tinha chamado a atenção das autoridades de saúde. Nessa quarta-feira (02), a Prefeitura anunciou que fará uma fiscalização rigorosa do setor no final de semana. “O que a gente percebe é que não é exatamente o fato de abrir ou não abrir. O que se percebe é que a população não está conscientizada da gravidade da situação e não está colaborando”, concluiu Noemi.
Segundo a superintendente regional de saúde, a mudança entra em vigor no próximo sábado (05) e passa a valer a partir da próxima semana. Como há o feriado de 7 de setembro na segunda-feira, as restrições deverão passar a vigorar a partir de terça-feira (08).

Obrigado a cumprir o Plano Minas Consciente, o prefeito José Eustáquio informou que ainda está estudando a elaboração de um novo decreto que deverá ser publicado nas próximas horas. O Decreto é que irá definir como as mudanças ocorrerão na cidade.

Com a regressão para a Onda Vermelha apenas os serviços essenciais poderão continuar funcionando. O comércio em geral, bares e restaurantes para consumo no local, academias e até os escritórios de prestação de serviços terão que ser fechados novamente.

Veja o que pode funcionar na Onda Vermelha:
- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
O pedido de reavaliação

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, o Executivo municipal solicitará ao Comitê Extraordinário Covid-19, por meio de ofício, que reconsidere a regressão da microrregião de Patos de Minas para a onda vermelha do Minas Consciente. A reclassificação foi anunciada nessa quarta-feira (2), após reunião do grupo de trabalho do Governo estadual. Houve regressão também da macrorregião Noroeste para a fase mais restritiva do plano. A nova orientação vigora de 5 a 11 de setembro.

A notícia surpreendeu tanto a administração quanto o comitê local, os quais entendem que a decisão não condiz com o atual cenário da Covid-19 em Patos de Minas. O principal argumento a ser apresentado diz respeito à estrutura que o município oferece hoje para tratamento de pacientes com a doença, com destaque para a ativação de nove leitos de UTI no Hospital de Campanha. Desde a entrada em funcionamento, em 31 de agosto, a ocupação dessas unidades é de apenas cerca de 30%.

Assim como o Hospital de Campanha, as instituições particulares e o Hospital Regional Antônio Dias também não estão com ocupação completa. Em painel de monitoramento da própria Secretaria de Saúde de Minas Gerais atualizado neste dia 3 de setembro, a microrregião de Patos de Minas está com 65,31% dos leitos gerais de UTI ocupados, sendo somente 9,09% por pacientes confirmados com Covid-19 ou com suspeita da infecção.

Além disso, a taxa de mortalidade local não ultrapassa a contabilizada no estado: 2,23% e 2,49% respectivamente. Outro ponto a ser questionado é que alguns indicadores avaliados pelo Comitê Extraordinário para tomada de decisão levam em conta dados de 14 dias atrás, podendo não retratar o atual quadro epidemiológico no município.

Vale ressaltar que, até resposta do Comitê Extraordinário ao referido ofício, Patos de Minas continuará seguindo as permissões da onda amarela. Ainda é importante destacar que a atitude de cada cidadão reflete no aumento ou na diminuição dos casos de Covid-19, indicador com grande peso na avaliação do Governo estadual para mudança de onda. Portanto é crucial a conscientização individual e coletiva para, definitivamente, manter atividades em funcionamento normal e até mesmo avançar para maior flexibilização.