O nível da água subiu quase um metro de ontem para hoje.

As chuvas em Patos de Minas prometem ir até o final de semana e o nível do Rio Paranaíba está subindo consideravelmente. Nossa equipe de reportagem foi até as margens do rio na tarde desta quarta-feira (21) e registrou o nível atual das águas. Para sábado, a previsão é de chuva de 35 milímetros. Se continuar nesse ritmo, no fim de semana pode começar a transbordar. Represas da região já estão no limite.

Com as frequentes chuvas que estão caindo sobre a Capital do Milho, o Rio Paranaíba pode não suportar o volume de água e transbordar. O nível da água subiu quase um metro de ontem para hoje. De acordo com a Defesa Civil, durante monitoramento na tarde dessa terça (20), o nível da água estava 4 metros e 80 centímetros acima do normal. Hoje pela manhã, em novo monitoramento, o nível da água tinha subido para 5 metros e 45 centímetros.

Por volta de 16h00 desta quarta, nossa equipe de reportagem foi até o local e registrou o nível atual das águas do Rio Paranaíba. Ele estava a 5 metros e 62 centímetros acima do normal, ou seja, subiu quase um metro em algumas horas. De acordo com o registrado em anos anteriores, o Rio Paranaíba começa a transbordar quando a água chega a 8 metros acima do nível normal. Algumas represas da região não aguentaram o volume das chuvas e já começaram a transbordar. A previsão é de chuva até domingo com estimativa de 35 milímetros apenas no Sábado.

De acordo com o Instituto Clima Tempo, as chuvas não vão apenas continuar, elas vão aumentar durante o final de semana. A previsão para a tarde e noite desta quarta-feira (21) é de 9 milímetros de chuva. Para esta quinta, a previsão cai um pouco e as chuvas devem alcançar cerca de 5 milímetros. Na sexta-feira (23), o volume de chuva volta a crescer e o instituto prevê 8 milímetros de chuva durante a tarde e a noite.

No final de semana, a chuva aumenta consideravelmente de acordo com o Clima Tempo. Sábado (24), a chuva deve atingir os 35 milímetros durante todo o dia e no Domingo a previsão é de 27 milímetros de chuva. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil seguem monitorando o aumento das águas do Rio Paranaíba e alertam para que a população fique atenta quanto aos perigos causados pelas chuvas como queda de árvores, desmoronamento de barrancos e acidentes de trânsito.