Imagem Ilustrativa. (Arquivo Patos Hoje)

Atividades esportivas receberam protocolos para funcionamento na onda amarela do Plano Minas Consciente, o que inclui clubes sociais e esportivos. No entanto, a reabertura desses estabelecimentos está condicionada a medidas sanitárias específicas, as quais devem ser cuidadosamente observadas pelos responsáveis e usuários das dependências de modo a não facilitar a proliferação da Covid-19. Dessa forma, jogos e recreativos que envolvem ação coletiva* sem possibilidade de distanciamento mínimo ficam proibidos por enquanto.

Algumas alternativas para modalidades em grupo, como vôlei e basquete, são investir em atividades individuais, circuitos de treinamento e trabalhos técnicos com os atletas, sempre buscando o não contato físico entre eles. A redução do número de alunos por turma, por exemplo, é também uma medida que facilita esse cuidado, podendo ser um caminho para escolinhas de futebol e aulas de natação voltarem a acontecer.

O protocolo criado pelo programa traz outras orientações para facilitar o cumprimento do distanciamento mínimo, como: não utilizar guarda-volumes nem outros locais onde pode ocorrer estímulo à aglomeração de pessoas; todos os fluxos dentro do ambiente de treinamento devem ser unidirecionais, reduzindo a ocupação em espaços fechados; não permitir o uso de áreas de convivência; acessórios necessários para o treino devem ser deixados em local de acesso sem aglomeração e higienizados entre cada utilização.

É importante que clubes e frequentadores também observem outros impedimentos previstos para o funcionamento enquanto perdurar a pandemia: pessoas dos grupos de risco não podem fazer parte das atividades; não utilizar salas de vapor ou sauna e isolar locais sem circulação de ar; os estabelecimentos devem abster-se de usar cancelas ou catracas que obriguem o uso das mãos para permissão de entrada. Em caso de impossibilidade de desativação das existentes, a entrada do usuário deverá ser liberada por funcionário; todos os atletas, praticantes e demais presentes nos locais de atividades devem usar máscara, retirando-a apenas quando estiver efetivamente treinando. Trocá-la toda vez que estiver úmida, acondicionando a peça usada em embalagem própria; priorizar o uso de equipamentos próprios individuais. No caso de equipamentos coletivos, é necessária a desinfecção antes e após a utilização; reforçar a limpeza dos equipamentos e locais de treinamento e circulação de pessoas, principalmente os de uso comum, como colchonetes, barras, colchões, tatames e outros. A desinfecção do local com produtos apropriados deve ser realizada a cada sessão. Academias situadas no interior de clubes estão autorizadas a funcionar desde sigam as diretrizes determinadas pelo Minas Consciente.

-Protocolo completo para atividades esportivas pode ser consultado aqui (item 7).

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas