Registros de Observatório de Astronomia de Patos de Minas são publicados em boletim nacional

publicado em 23/09/2020, por Farley Rocha

Fotos: Observatório Dumont - Patos de Minas.

Com 50 anos de história, a UBA (União Brasileira de Astronomia) traz em seu legado nomes que representam os principais atores da Astronomia no Brasil e, depois de quase 30 anos sem publicação, a instituição retorna com a emissão de seu boletim, em um resgate da história da Astronomia do país.

Sob o título de Boletim Ouranos (Ano L), o documento com mais de 100 páginas traz artigos sobre estudos e observações de vários autores, contemplando temas como planetas, cometas, estrelas variáveis, meteoros e também sobre a Lua, objeto de estudo do patense Gilberto Dumont em seu observatório de astronomia.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Três artigos elaborados por morador da Capital do Milho foram apreciados nesta edição do boletim. O primeiro aborda as ocultações de estrelas pela Lua, outro sobre o eclipse lunar penumbral, de 05 de julho deste ano, e por último o registro da ocultação do planeta Marte pela Lua, em 05 de setembro deste ano.

Gilberto, que coordena um trabalho de abrangência nacional sobre a Lua, explica que a atuação da equipe vai desde a divulgação de fenômenos envolvendo nosso satélite natural a um estudo de ocultações de estrelas pela Lua. Estes dados são registrados pelos colaboradores em um catálogo que será compartilhado com a IOTA (International Occultation Timing Association), instituição que lidera este tipo de trabalho.

O patense destacou ainda que mesmo diante da pandemia, as ações observacionais e de divulgação do Observatório Dumont não cessaram, já que consistem em atividades individuais e a compilação dos dados se dá remotamente entre os colaboradores, cumprindo assim com seu compromisso junto às instituições voltadas para o registro, ensino e divulgação da astronomia.

Para ele, é uma honra participar deste resgate histórico e ter o observatório atuando em elaborações como neste boletim, levando a astronomia produzida em Patos de Minas, para todo o Brasil. O boletim foi enviado ao site do Acervo Astronômico, para juntar-se aos demais boletins publicados ao longo da história da UBA.

Veja o Boletim Ouranos!

Imagens atualizado em 23/09/2020 • 3 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 23/09/2020

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

• João Pereira Dias (joao dias) | 1 mês atrás

Sou aficionado em astronomia e radioamadorismo. Tenho um canal no yutube. Fiz uma filmagem da lua ocultando marte. Está lá como - joao dias lua. Se puder dar uma olhada, fico grato. Tenho um telescópio skywacher 150 mm.

• pirilampo | 1 mês atrás

Tinha que ser um Dumont, não é mesmo? Vai lá "Dumont", voa alto.

• Renata | 1 mês atrás

Que fantástico!!! Onde fica esse observatório???

• Alguem | 1 mês atrás

Parabéns, deveriam dizer o endereço do observatório e permitir visitas da população, eu por exemplo sonho em ver as estrelas,mas não tenho condições nem para um telescópio de brinquedo,depois da pandemia os professores deveriam mostrar isso aos alunos,seria uma forma de incentivar mais os estudos.

• JOÃO MARCOS PACHECO | 1 mês atrás

FIQUEI FELIZ COM ESTA NOTÍCIA. NÃO SABIA DA EXISTÊNCIA DESTE OBSERVATÓRIO EM PATOS. PODIAM FAZER UMA MATÉRIA MAIS DETALHADA, COM FOTOS E MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O OBSERVATÓRIO. OBRIGADO.

• POIZEH | 1 mês atrás

PARABÉNS! SUCESSO!!! Gostaria de conhecer mais...! Essas manchas brancas na lua, que refletem, são o quê, na verdade???

• Cidadão | 1 mês atrás

Parabéns! A ciência tem que ser cada vez mais valorizada. Sou fascinado pela astronomia.