Público prioritário de vacinas contra febre amarela e gripe é ampliado

Crianças de 4 anos já devem procurar postos de saúde para tomar reforço contra febre amarela

publicado em 21/01/2020, por Farley Rocha


Imagem Ilustrativa

O público prioritário das vacinas contra gripe (influenza) e febre amarela será ampliado este ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As crianças - que já recebem uma dose contra febre amarela aos 9 meses - agora tomarão um reforço aos 4 anos de idade. Já a imunização da gripe será aplicada em pessoas a partir de 55 anos, e não mais acima de 60 anos, como era até 2019.

A vacina contra a febre amarela para crianças de 4 anos já está disponível nos postos de saúde de Patos de Minas, fazendo parte do Calendário Nacional de Vacinação. Já as doses contra influenza serão oferecidas durante o período de campanha, prevista para abril. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo de ampliar a cobertura vacinal é beneficiar maior número de pessoas, o que visa reduzir internações e mortes decorrentes das doenças.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A Diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Almeida, explica que "o reforço da imunização contra febre amarela aos 4 anos de idade ocorre devido ao fato de as crianças, aos 9 meses, não criarem anticorpos de forma tão intensa quanto os adultos ao receberem vacinas. Assim, a criança que tiver tomado a dose aos 9 meses e, posteriormente, aos 4 anos, está completamente imunizada".

Janaína também esclarece que "o adulto que já tomou uma dose da vacina contra febre amarela, por possuir maior capacidade de criação de anticorpos, não necessita de outra dose para ser considerado imunizado". A imunização contra febre amarela tem eficácia em torno de 95%, enquanto a da gripe confere proteção em cerca de 70% dos casos.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 21/01/2020
Compartilhe:

0 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.