Promam nestas quase 3 décadas serviu de formação para inúmeros profissionais patenses.

A Fundação Municipal de Promoção da Criança e do Adolescente de Patos de Minas- Promam- vai ser extinta de vez. Inaugurado em 1988, o espaço foi usado por milhares de patenses. Nesta semana, foi aprovado na Câmara Municipal um projeto de lei de autoria da Administração Municipal para ceder o imóvel de mais de 15 mil m² para o Serviço Social do Comércio – SESC. Após a sanção do Prefeito José Eustáquio, a entidade particular poderá usar o espaço por 20 anos.

Com área total de 15.170,00 m², o prédio enorme contém diversas salas que eram usadas para aulas, projetos de dança, laboratório de informática, artesanato, corte e costura, marcenaria, serralheria e padaria. Situada à margem do Rio Paranaíba, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, região carente de Patos de Minas, o Promam nestas quase 3 décadas serviu de formação para inúmeros profissionais patenses, além de funcionar como importante ator social para retirar crianças e adolescentes das ruas.

A concessão se destina à ampliação do SESC em Patos de Minas. De acordo com o Projeto de Lei aprovado pelos vereadores, a entidade proporcionará à comunidade local, principalmente aos jovens e idosos, diversos cursos nas áreas de artes, cultura, turismo emissivo (excursões), biblioteca, oficinas, Projeto de Habilidade de Estudo (PHE), Projeto Parede, academia de ginásticas, dentre outras atividades correlatas.

O SESC, que é uma entidade privada mantida por empresários de bens, turismo e serviços, possui o objetivo de proporcionar o bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores deste setor e sua família. Presente em todos os estados brasileiros, a entidade promove ações no campo da educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

De acordo com a justificativa do Prefeito Municipal, a unidade será implantada em uma área carente da cidade, que merece uma atenção especial do Poder Público, de forma que, a iniciativa trará enormes benefícios para aquela região, o que atende ao interesse público. O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal para saber se os serviços serão gratuitos à comunidade e se todos poderão participar das atividades ou ainda se haverá outras contrapartidas para o município, e aguarda a resposta.