Operação Férias Seguras, com reforço policial nos bairros, começa no dia 01 e vai até o dia 31 de janeiro de 2019.

A Polícia Militar iniciou ao meio dia desta sexta-feira (23) a Operação Natalina. O policiamento intensificado nos Centros comerciais de Patos de Minas vai até o dia 31 de dezembro. Já  Operação Férias Seguras, com reforço policial nos bairros, começa no dia 01 e vai até o dia 31 de janeiro de 2019. Mais de oitenta policiais do setor administrativo trabalharão nas ruas para reforçar o efetivo nesse período quando há uma maior circulação de pessoas e dinheiro.

Com a chegada do final do ano, inicia-se o período das Festas Natalinas e Férias Escolares, conjugado com o pagamento do décimo terceiro salário para os trabalhadores da iniciativa privada e funcionários públicos. Nos últimos dias do mês de novembro e, em especial, no mês de dezembro, verifica-se um expressivo aumento na circulação de pessoas e movimentações comerciais/sociais, que direta ou indiretamente incidem na gestão financeira, com impactos e reflexos na área de segurança pública.

No mesmo sentido, o mês de janeiro se destaca como sendo o período mais utilizado por grande parte da população para o gozo de férias, com tendências ao aumento do turismo em algumas áreas, bem como um maior número de residências com ausência de moradores e consequente falta de efetiva vigilância.

Diante dessa perspectiva, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) tem implementado em todo o Estado as Operações “Natalina” e “Férias Seguras”, como estratégias de prevenção aos crimes contra o patrimônio, modalidade criminosa estimulada pelo aquecimento do comércio varejista e aumento da circulação de pessoas em razão das festas de final de ano e férias escolares.

O Comandante da 10ª RPM, Coronel Waldimir, destacou que os policiais estarão usando coletes reflexivos para melhor reconhecimento e que, caso as pessoas suspeitarem de alguma situação, podem acioná-los para passar a informação. É importante não carregar grandes volumes de dinheiro e não apresentar este numerário, nem outros objetos de valor a desconhecidos. O comandante também deu outras dicas para que as pessoas não sejam surpreendidas por algum criminoso durante as compras natalinas.